Quanto vale a prova do Encceja?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Qual é a nota máxima do Encceja? A pontuação do Encceja vai de 60 a 180 pontos. Assim, para ser aprovado, é preciso tirar no mínimo 100 pontos em cada prova e no mínimo 5 pontos na redação, que vale de 0 a 10.

Forma de cálculo: Regra de três simples. Pontuação obtida multiplicada por 100, dividido pela nota máxima do ENCCEJA, 180 pontos.

A avaliação em si não é difícil, porém você tem de se preparar para ficar muitas horas dentro da sala sem se cansar. Se uma forma geral, o ENCCEJA tem um formato parecido com o ENEM, porém com menos questões e você não estará competindo com ninguém, afinal não há disputa por vagas como acontece no vestibular.

Não é preciso se inscrever em todas as matérias novamente se você reprovou em apenas uma, ou reprovou em algumas matérias específicas. Neste caso, no momento de inscrição, o candidato deve escolher apenas a matéria (ou as matérias) nas quais não foi aprovado para refazer a prova novamente.

12 questões

Para passar no Encceja, é preciso atingir, no mínimo, 100 pontos em cada área do conhecimento. Já a nota da redação varia de 0 (zero) a 10 (dez), para ser aprovado é preciso tirar nota igual ou superior a 5. Em geral, acertar um pouco mais de um terço da prova, cerca de 12 questões, já garante a aprovação.

Não passei na Redação do Encceja 2022, e agora? Assim como as demais matérias, quem não passou na Redação do Encceja 2022 deverá se inscrever na próxima edição do exame para refazê-la. No momento da inscrição, o candidato deve selecionar somente as matérias que ficou com nota abaixo da exigida.

Os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 estão disponíveis na Página do Participante.

15.3%

A taxa de aprovação superou a estadual e foi de 15.3%. ENCCEJA. A prova do Encceja é feita pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que também elabora o Enem.

Quem fez o Encceja e conseguiu concluir o ensino médio pode sim ingressar no ensino superior, não há nenhuma restrição. Porém, o estudante deve fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou prestar vestibular para iniciar uma graduação.

O Inep elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas a certificação é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep.

Uma comparação entre os resultados dos dois exames mostra, porém, que o Encceja tem tido procura mais alta de inscritos para pegar a certificação, além de mais candidatos que conseguiram a nota necessária em todas as provas.

30 questões de ciências; 30 questões de história e geografia; 30 questões de língua estrangeira e portuguesa e educação física e artística; 1 redação Encceja 2022.

De acordo com a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, quem faz Encceja não tem histórico escolar. Os candidatos que atingirem a pontuação necessária na prova tem direito apenas ao certificado de conclusão daquele nível de ensino, uma vez que o histórico escolar é um documento diferente.

O certificado do Encceja tem a mesma validade que o diploma emitido pelas escolas de ensino regular (fundamental ou médio), assim como Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sim, desde que a certificação esteja de acordo com a escolaridade mínima exigida pelo concurso. Ou seja, quem realizou e foi aprovado na prova do Encceja Ensino Fundamental, está apto a prestar concurso que exijam o Fundamental completo.

COMO É A PROVA DO ENCCEJA? Cada tema avaliado é composto por 30 questões objetivas de múltipla escolha, que dão no máximo 100 pontos. Há perguntas fáceis, médias e difíceis que vão influenciar na nota da prova. Além disso, a nota mínima Encceja para redação é 5.