Quanto vale a humildade?

Perguntado por: ebarreto . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

A humildade permite leveza diante de desafios. A humildade como valor, no seu mais alto nível, possibilita o altruísmo e dignidade para um mundo melhor. Uma pessoa com humildade é capaz de aceitar os outros. Humildade é permanecer estável e manter o poder interno e não precisar controlar os outros externamente.

A humildade está entre as maiores virtudes humanas. Nela, o indivíduo abre mão do orgulho, da vaidade e da vontade de mostrar-se superior aos demais. A pessoa humilde reconhece o seu valor, mas isso não a impede de compreender que os outros também têm a sua importância e os seus méritos.

Pesquisas, no âmbito da educação, demonstram que a humildade promove bem-estar físico, psicológico, social e espiritual para aquele que a desenvolve. Isso porque ela proporciona alívio nas preocupações e no sentimento de vulnerabilidade. Também gera uma diminuição da ansiedade, da depressão e das fobias sociais.

O maior exemplo de humildade que temos na história do mundo é Jesus Cristo, que sendo Deus, despiu-se de Sua glória e veio como um simples homem, tornando-se servo dos homens e assumindo os pecados de toda a humanidade.

Provérbios 18.12: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”. Provérbios 15.33: “O temor do Senhor é instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”. Toda expressão da nossa fé é traduzida na palavra graça. E a graça chega para os humildes.

7 passos simples e práticos para ser humilde

  1. Procure descobrir o melhor de cada um. ...
  2. Elogie sinceramente as pessoas. ...
  3. Não demore para reconhecer seus erros. ...
  4. Seja o primeiro a pedir perdão após uma discussão. ...
  5. Reconheça suas limitações e necessidades. ...
  6. Sirva os outros. ...
  7. Reconheça a mão de Deus em suas qualidades.

1 modéstia, simplicidade, naturalidade, despojamento, despretensão, desafetação, frugalidade, singeleza. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Submissão e obediência: 2 submissão, obediência, respeito, acatamento, deferência, sujeição, passividade.

adjetivo Que tem noção de suas limitações; que não se valoriza demasiadamente; que não demonstra vaidade; modesto: banqueiro humilde. Que demonstra obediência, respeito ou submissão: ações humildes. Que não é pretensioso; sem ambição; simples: sonhos humildes.

Na humildade está inerente a consciência da limitação do nosso saber e a disponibilidade permanente para aprender, com todas as pessoas, independentemente do seu grau de instrução, idade, profissão ou extrato social, respeitando diferentes pontos de vista.

Quando somos humildes o suficiente para reconhecer nossas limitações, podemos nos tornar mais abertos a novas ideias, perspectivas e experiências. Isso nos ajuda a crescer e a nos desenvolver como indivíduos.

Ele ensinou-lhes uma parábola e depois disse: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Lucas 14:11; ver também 18:14.)

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole. A mansidão foi um dos atributos mais abundantes na vida do Salvador. Ele próprio ensinou a Seus discípulos: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Os 3 tipos de humildade segundo Santo Inácio de Loyola

  • A humildade para a salvação. O primeiro é a humildade necessária para a salvação de nossas almas. ...
  • A humildade de não desejar.. ...
  • A humildade de escolher a pobreza. ...
  • A busca pela humildade. ...
  • Fundamento da santidade. ...
  • Ladainha da humildade.

Está escrito na Torá que Moisés foi o homem mais humilde que já viveu sobre a face da Terra.

É aquela que não brota de convicções profundas senão que confunde humildade por “admiração de humildade”. Por notar que os santos desprezavam a si mesmos tenta imitá-lo, mas sem entender a raiz desta virtude acaba sendo algo superficial e, portanto, inconstante.