Quanto vale 1 talento de prata no Antigo Testamento?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Um talento equivalia a cerca de 30-35 quilos de prata e valia cerca de 6000 denários ou dracmas. Era uma quantidade extraordinariamente alta de dinheiro.

Mas sua procedência remete à moeda romana, em ouro ou prata, que era a unidade maior no sistema monetário daquele império. Um único talento de ouro, em valores atuais, dá algo próximo a 60 mil reais! Assim, um talento, para os romanos ou para sua empresa, é algo de imenso valor.

Avaliados por este critério, os 10.000 talentos equivaleriam a um montante entre 60 e 100 milhões de denários (Vittorio Fusco, Rudolf Schnackenburg, Craig S. Keener, TOB), que o mesmo é dizer entre 60 e 100 milhões de salários!

Quanto vale um talento? O primeiro servo recebeu 5 talentos, cerca de 175 quilos de ouro. O segundo recebeu 2 talentos, 70 quilos e o terceiro recebeu 1 talento, cerca de 35 quilos de ouro. Um quilo de ouro equivale aproximadamente a 300 mil reais.

Do latim "talentum", o significado de talento está relacionado com a aptidão ou a inteligência. Assim, talento é a capacidade para exercer determinada ocupação ou para desempenhar uma atividade.

Para calcular esse valor em real é preciso apenas multiplicar 0,16 ou 0,18 pela cotação atual do dólar. Por exemplo: se o dólar estiver valendo R$ 3,10, então o denário equivaleria em reais cerca de R$0,49 (3,10×0,16).

Como todo o indivíduo preso ao próprio egoísmo e ao medo ele, então, enterra o talento. Significa que cavou na terra e enterrou-se junto. Enterrar-se significa viver apenas na materialidade da vida, consumindo e consumindo-se.

Aparece na cena da viúva pobre, que deu oferta no Templo, colocou no gazofilácio dois leptos (ou leptas: plural) (Marcos 12:42 e Lucas 21:2), valor equivalente a 1 quadrante.

Os talentos são capacidades que se demonstram em inclinações e predileções. Já os dons do Espírito Santo vêm de algo sobrenatural, como a sabedoria, piedade, fé, cura, entre outros. De acordo com Jo (4, 24) “Deus é fonte dos dons espirituais que transcendem toda maneira de ser das coisas”.

As moedas normalmente eram de prata. Se fossem de prata, 5 talentos correspondiam a 150 quilos de prata em moeda. Sabemos que tinha um valor muito alto, mas com exatidão não é fácil de determinar, pois variava conforme a época e o lugar.

O Outro Servo
Mas aqueles que não adquirem outros talentos, perderão até aqueles que possuíam inicialmente. (Ver Mateus 25:28–29.)

Um talento é uma espécie de mordomia (responsabilidade no reino de Deus). A parábola dos talentos diz que, quando servimos bem em nossa mordomia, recebemos maiores responsabilidades. Se não servirmos bem, nossa mordomia acabará sendo tirada de nós (ver Mateus 25:14–30).

Na parábola dos talentos, um homem rico entregou seus bens ao cuidado de três de seus servos, antes de partir em viagem. Ao primeiro ele deu cinco talentos de ouro. Um talento era cerca de 34 quilos de ouro, uma fortuna na época! Ao segundo servo, ele deu dois talentos e ao terceiro ele deu um talento.

Uma viúva pobre deu duas moedas como oferta. Não era muito dinheiro, mas era todo o dinheiro que possuía. Jesus viu a viúva e contou aos discípulos o que ela fizera. Ele disse que as pessoas ricas deram mais dinheiro do que a viúva, mas elas tinham mais para dar.

mas vindo uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valem um quadrante. 43. Chamando seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais no gazofilácio que todos os ofertantes, 44.

QUANTO VALIA A OFERTA DA VIÚVA POBRE? A Bíblia diz que ela depositou 2 Leptás, o equivalente a 1/128 de um denário. O denário era o salário de um dia de trabalhador daquela época.

7 dicas para descobrir seus talentos

  1. Descubra seus pontos fortes e fracos. Pergunte a si mesmo: quais são seus pontos fortes e fracos? ...
  2. Lembre-se dos tempos de escola. ...
  3. Saiba o que você gosta na sua carreira. ...
  4. Conheça seus hobbies. ...
  5. Experimente testar novas ideias. ...
  6. Pergunte para as pessoas próximas. ...
  7. Faça testes vocacionais.