Quanto vale 1 kgf em kg?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.

Isso significa que para converter uma medida em Newtons para Quilograma-Força, basta dividir o valor da medida em Newtons por 9,81. Vejamos um exemplo: Suponhamos que desejamos converter 1000 Newtons para Quilograma-Força. Para isso, basta dividir 1000 por 9,81, o que resultará em aproximadamente 101,936 kgf.

[ Física, Metrologia ] Símbolo de quilograma-força.

O torque de um carro normalmente é medido em quilograma-força-metro (kgfm), mas também pode ser quantificado em Newton-metro (Nm). Embora o motor produza torque sempre que está em funcionamento, o valor varia bastante de acordo com as rotações.

Portanto, a força de 1 N = 0,1 kgf é praticamente igual à força que a Terra exerce sobre um pacote de 100 g. O aparelho para medir força é denominado dinamômetro. Você já deve conhecer este aparelho, pois é bastante usado em mercados populares para medir pesos de mantimentos e outros objetos.

Como calcular o preço por quilo
Se, ainda assim, precisar de calcular o preço por quilo, deverá dividir o preço total do produto pelo seu peso. Mas será necessário, primeiro, converter o peso em quilos.

Mas você sabe o que significa kN? De uma maneira simplificada um 1 kN equivale a 100 kgf (Kilo Grama Força), sendo assim, um mosquetão com carga de ruptura de 25 kN suportaria 2500 kg.

A Segunda Lei de Newton do Movimento é F=ma, ou força é igual a massa vezes aceleração.

Um newton corresponde à força exercida sobre um corpo de massa igual a 1 quilograma (kg) que lhe induz uma aceleração de 1 metro por segundo (m/s2), na mesma direção e sentido da força.

Unidade de medidas de força
A força pode ser medida em quilograma-força (kgf) e em newton (N). O quilograma-força corresponde à força em que a Terra atrai o quilograma-padrão, ou seja, o seu peso no nível do mar e a 45° de latitude.

Nesse sentido, quanto menor a área de contato, maior será a pressão exercida. Assim, a fórmula que representa essa grandeza escalar é definida da seguinte maneira: P = F / A. Ou seja, é a pressão, em razão da força, aplicada sobre a área ou superfície. Equivale a força de 1 newton por uma área de 1 metro quadrado.

0,98 bar

1 kgf/cm² = 0,97 atm 1 kgf/cm² = 0,98 bar 1 kgf/cm² = 14,2 p.s.i. A escala de temperatura utilizada em todos os países, com exceção dos E.U.A., é o grau centígrado Celsius (º C).

Fisicamente, a pressão está definida como a razão da força normal (Fn*) que age numa superfície de área (A). * Força normal é a força que atua perpendicularmente à área. (1 bar =10 Pa= 1,02 kgf/cm²).

A massa é a medida da quantidade de matéria que um objeto contém. Peso é o produto da massa pela ação da gravidade, portanto, peso e massa se relacionam, são grandezas proporcionais: quanto maior a força da gravidade, maior será o peso.

O torque, geralmente expresso em kgf. m (quilograma força por metro) ou Nm (Newton por metro) é a capacidade do motor de fazer um esforço, ou seja, gerar energia.

1 cv = 75 kgf. m/s = 0,98632 hp = 735,4987 W.

1 N (ou 1 kg•m/s²) é a força necessária para fazer com que um corpo com massa de 1 kg adquira uma aceleração de 1 m/s².