Quanto um microondas gasta de energia por mês?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

14 Kw/h

Mas esse número pode ser diferente, dependendo do modelo do aparelho.

Chuveiro elétrico

1. Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. Esse eletrodoméstico é um dos que mais gasta energia, já que é utilizado diariamente por períodos longos.

Segundo Marco, o segredo para economizar é sempre priorizar o preparo que vai durar menos tempo. Afinal, quanto maior o período de funcionamento, mais luz você vai gastar. “O microondas é um aparelho que muita gente acha que gasta bastante energia, mas na verdade é um dos mais eficientes na cozinha.

É importante desligar principalmente TVs, laptops, micro-ondas e aparelhos de som. Mesmo desligados completamente, eles continuam consumindo energia se mantidos na tomada.

Micro-ondas:
Normalmente, o micro-ondas funciona pouco tempo durante o dia, mas seu gasto mensal costuma ser alto porque ele gasta muita energia no modo stand-by. Por isso, especialmente nesse caso, é importante mantê-lo fora da tomada quando não estiver em uso.

Quanto gasta uma TV ligada 24 horas? Uma TV ligada 24 horas pode consumir uma quantidade significativa de energia elétrica ao longo do mês. Uma TV de LED de 55 polegadas, por exemplo, pode consumir cerca de 1.368 Watts por dia, já uma TV de OLED ou QLED do mesmo tamanho pode consumir cerca de 2.352 Watts por dia.

Uso eficiente dos eletrodomésticos
No Brasil, a recomendação é dar preferência aos eletrodomésticos classificados como classe A pelo selo Procel do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). E fazer o melhor uso de cada um dos equipamentos é fundamental para economizar eletricidade em casa.

Pegando a média das air fryers já testadas, o consumo fica em torno de 0,66kWh. Considerando R$0,79 o preço do kWh, valor atual de Curitiba-PR, uma air fryer terá um gasto de R$0,53 se usada por uma hora.

“De acordo com a Eletrobrás, um ventilador de teto consumiria 28,8 kWh (medida de consumo de energia elétrica) por mês, se ligado 8 horas por dia, todos os dias.

Forno elétrico é ideal para preparo de alimentos mais saborosos. Se o micro-ondas funciona com o objetivo de deixar tudo mais prático e rápido, o forno elétrico tem como principal característica o preparo de alimentos mais saborosos, mantendo a consistência natural da comida.

Em geral, o consumo dos dois eletrodomésticos é equivalente em termos de energia, onde o valor das contas no final do mês é praticamente o mesmo.

Porém, em comparação com outros eletrodomésticos da cozinha, como o fogão, a Airfryer consome menos energia elétrica. Para se ter uma ideia, um fogão elétrico pode consumir entre 2,5KWh e 4,0KWh em uma hora ...

Aparelhos microondas sem grill são mais econômicos. Ao colocar o alimento em um prato para aquecê-lo, deixe espaços entre os pedaços para que o aquecimento se dê uniformemente, nunca colocando uns sobre os outros. Procure descongelar os alimentos naturalmente, em temperatura ambiente, sem a utilização do aparelho.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) mostrou em dados de pesquisas que o consumo de energia de um micro-ondas varia de 1,00 kWh a 1,50 kWh por hora quando o aparelho está funcionando. Já em stand by, em um mês o consumo pode chegar em 13,7 kWh.

Deixar a TV ligada durante o dia inteiro
Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada.

Aparelhos como micro-ondas e o modem de internet consomem energia mesmo quando não usados diretamente. A dica é retirar estes aparelhos da tomada caso for permanecer fora de casa por muitos dias.