Quanto tempo volta a menstruação depois do parto?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

É difícil dar uma resposta clara porque a resposta depende de vários fatores. A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto.

O sangramento pós-parto pode ser bastante parecido com a menstruação, principalmente durante os primeiros dias ao apresentar uma cor mais vermelha e com mais sangue.

São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua.

É possível engravidar durante o aleitamento materno, mas isso não é muito provável. As mamãe que amamentam a livre demanda, ou seja toda a vez que o bebê quer, e que o bebê está em amamentação exclusiva, tem uma chance muito baixa de gestação.

Sabe-se que é possível engravidar antes mesmo da ocorrência da primeira menstruação pós parto, que normalmente se da entre 4 e 24 semanas após o nascimento, dependendo se a mulher está ou não em aleitamento exclusivo.

A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto. No entanto, se estiveres a amamentar, provavelmente só terás o período quando deixares de dar peito ao teu bebé.

As melhores opções são:

  • Implante subcutâneo de etonogestrel — Implanon® ...
  • Anel vaginal de etonogestrel — Implanon® ...
  • Injeção intramuscular de Acetato de Medroxiprogesterona — Depo Provera® 150 mg. ...
  • Minipílula. ...
  • Pílula do dia seguinte.

As possibilidades de ovulação durante as primeiras 6 semanas depois do parto geralmente são muito baixas, mas não são impossíveis. Pouco depois da hemorragia pós-parto cessar e se a mãe não está amamentando exclusivamente, ela pode retomar a ovulação por volta das 10 semanas após a parto.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Sexo pós-parto: como reativar a sexualidade
Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Após o parto, as relações sexuais deverão aguardar, em média, 40 dias, tempo para o organismo da mulher se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar ressecada e poderá haver certo desconforto na relação sexual.

Saiba como eliminar a flacidez depois da gravidez

  1. Pratique exercícios físicos. ...
  2. Procure um nutricionista para iniciar uma dieta. ...
  3. Faça sessões de drenagem linfática. ...
  4. Utilize uma cinta após o parto. ...
  5. Mantenha o hábito de usar creme hidratante. ...
  6. Beba mais água. ...
  7. Complemente sua dieta com colágeno. ...
  8. Recorra à cirurgia plástica.

A gestação durante o resguardo
Seja nesse período, seja após, há, sim, a possibilidade de engravidar novamente. As mães que praticam a amamentação exclusiva e em livre demanda são as que têm menos chances de engravidar.

O anticoncepcional na amamentação é indicado com a formulação de apenas um hormônio. A grande maioria deles é a base de progesterona sintética. Esse hormônio natural do corpo da mulher previne a gravidez, mas também é o ideal para colaborar para a continuidade do leite materno até quando a mulher queira amamentar.

Durante a amamentação, a prolactina pode interferir na regularidade da ovulação, então, pode ser mais difícil engravidar, mas não significa que a mulher não engravide durante o puerpério. Por isso as relações sexuais devem acontecer com proteção porque ela pode engravidar de novo, sim.

Geralmente, o recomendado é que a mulher espere o fim do período de resguardo (40 dias após o parto) para voltar a ter relações sexuais e, portanto, para voltar a precisar usar qualquer tipo de anticoncepcional (hormonal ou não).

Às vezes, o sangramento para por alguns dias e depois recomeça. Isso faz parte do processo de cicatrização, mas significa que você ainda precisa de mais tempo para voltar ao seu estado normal. Os médicos aconselham aguardar até que os lóquios acabem totalmente antes de retomar o sexo com penetração.

Ginecologista. Olá! Se estiver muito ressecada, com corrimento pode acontecer. Mas já pode estar marcando seu retorno para iniciar o anticoncepcional ou programar o DIU ou Implanon e seu médico irá te examinar e avaliar.

As pílulas com levonorgestrel devem ser tomadas em dose única logo que possível após uma relação sexual desprotegida. Embora a embalagem dessas pílulas possa indicar que devem ser tomadas dentro de 3 dias (72 horas), a sua eficácia pode durar por 4 dias (96 horas), diminuindo significativamente em seguida (8, 11-13).

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Também não deve ser utilizado por mulheres que estejam amamentando.