Quanto tempo viveu Abraão?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
3.9 / 5 6 votos

Um dos personagens mais importantes das religiões judaica, islâmica e cristã, pois representa para todas elas a transição da idolatria para a crença em um só Deus verdadeiro, e que segundo a Bíblia, no Gênesis, viveu cerca de 175 anos e foi o pai de Isaac.

A morte de Abraão é comentada no capítulo 25 de Gênesis, o qual teria vivido cento e setenta e cinco anos e foi sepultado na Cova de Macpela por Isaque e Ismael.

Abraão esperou por mais de dez anos para que a promessa se cumprisse, o que não aconteceu. Houve então um momento em que ele e Sara decidiram fazer as coisas acontecerem por seus próprios meios. Sara permite que Abraão tenha relações com a escrava Agar, e assim é gerado um filho, a quem eles colocam o nome de Ismael.

Os pesquisadores descobriram que, ao contrário do que mostravam estimativas anteriores, o ancestral comum paterno e o materno podem ter vivido em momentos próximos ou até idênticos: o homem teria vivido entre 120.000 e 156.000 anos atrás, e a mulher, entre 99.000 e 148.000 anos.

Sara era estéril, e tal condição era um opróbrio continuo para ela. Ainda mais depois da promessa que Deus havia feito a Abraão de que ele seria pai, Sara desesperou-se para lhe conceder um herdeiro. Sara então incentivou Abraão a ter um filho com sua serva pessoal Agar, uma jovem egípcia (Gn 16:1-3).

3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. 4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas. 5 Todos os dias que Adão viveu foram novecentos e trinta anos; e morreu.

O japonês Jiroemon Kimura, com 115 anos e 253 dias de idade, é o homem que viveu mais tempo, embora uma mulher francesa tenha chegado aos 122 anos e 164 dias.

Moisés é o primeiro homem bíblico a viver 120 anos ... e não se lhe escureceram os olhos nem se lhe abateu o vigor. ( Deuteronômio 34:7) . A partir daí, viver até os 120 tornou-se uma bênção no judaísmo, até hoje.

Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja. E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra.

Abrão aceita se deitar com Agar e atrasa a benção de Deus – Gênesis.

A Bíblia diz que Sara era irmã de Abraão por parte de pai em Gênesis 20:12. No versículo bíblico, o próprio Abraão afirmou que Sara era sua irmã, filha de seu pai, mas não de sua mãe.

“ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

Abraão cria que nem a morte colocava limites no poder de Deus. Quando estamos com Deus a morte não tem a última palavra. Isaque esperou 20 anos o nascimento de seus filhos e a Bíblia diz que Rebeca, sua mulher, era estéril e ele orou por ela todos esses anos.

O nome de nascença é Abrão, mas depois, Deus mudou seu nome para Abraão, que trazia o significado do Plano Divino para ele. Ou seja, significava que o Criador o faria não apenas pai de um único filho, mas sim de uma multidão.

Região do Médio Oriente situada entre os rios Tigre e Eufrates, na Ásia Ocidental.

A Separação entre Adão e Eva e Deus
Sua condição física mudou como resultado de haverem comido o fruto proibido. Como Deus havia falado, eles se tornaram mortais. Eles e seus filhos estariam sujeitos a doença, a dor e à morte física. Devido à transgressão, Adão e Eva sofreram também a morte espiritual.