Quanto tempo vive uma pessoa sedada?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A sobrevida dos pacientes com sedação paliativa e sem sedação é parecida (3 a 5 dias).

Quais tipos de sinais/sintomas eu posso encontrar nas últimas 48 horas de vida do meu paciente?

  1. Anorexia e diminuição da ingesta oral.
  2. Delirium.
  3. Convulsões e mioclonias.
  4. “Ronco da morte”

Os efeitos colaterais na sedação consciente são raríssimos. Contudo, alguns pacientes podem apresentar sudorese excessiva, uma leve tosse e formação de secreções nas vias áreas, assim como náusea.

Quando o anestesista aplica uma medicação, ele está induzindo um coma, está gerando um estado de alteração do nível de consciência. O paciente não pode ser despertado, mas não é por uma lesão, e sim pelo efeito da medicação. Estruturalmente o cérebro dele continua intacto”, afirma o especialista.

Os principais objetivos da sedação são: adaptar o paciente a ventilação mecânica; aliviar a ansiedade e a dor, controlando a agitação psicomotora; atenuar a resposta ao estresse; modular o metabolismo cerebral, auxiliando no manejo da hipertensão intracraniana; e diminuir a responsividade ao ambiente, facilitando o ...

Passada a operação vêm a observação e o processo de extubação (retirada do tubo de oxigênio da traqueia), o qual ele vai passar paulatinamente, o que provoca essa agitação dele”, disse o médico.

Introdução: A prática da sedação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é de grande prevalência, tendo como objetivo atenuar efeitos negativos associados aos cuidados intensivos, tais como: ventilação mecânica (VM), intubação orotraqueal, sondagem vesical e enteral, punções venosas arteriais; minimizando a ansiedade do ...

Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

Seus trabalhos descrevem a identificação dos cinco estágios que um paciente pode vivenciar durante sua terminalidade, que são: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação(1). A negação pode ser uma defesa temporária ou, em alguns, casos pode sustentar-se até o fim.

A sororoca (também conhecida como ruído da morte ou “death rattle”, em inglês) consiste em uma respiração ruidosa, causada pelo acúmulo de secreções no trato respiratório superior.

Duração da Sedação
O tempo para obter controle dos sintomas foi de 24 horas15. A sedação não significa necessariamente que o paciente será mantido até a morte. Em uma unidade de cuidados paliativos, 23% dos pacientes que receberam sedação paliativa, tiveram alta16.

São usados diversos fármacos, dependendo da duração do tratamento, das características do paciente e do seu nível de stress. No caso da sedação consciente, é geralmente utilizado triazolam, uma benzodiazepina cujo efeito principia 15 minutos após a administração, com um pico de eficácia passados 60 minutos.

A sedação é segura? Sim, ela deve ser feita pelo profissional anestesista que realiza o procedimento de forma indolor e rápida. O efeito vem em poucos minutos e dura o tempo necessário para o exame ser realizado.

Com uma sedação mínima e moderada, sente-se confortável, sonolento e relaxado. Pode adormecer por vezes, mas será fácil de acordar. Com a anestesia geral, fica completamente alheio e inconsciente durante o procedimento.