Quanto tempo vive uma pessoa que tem ascite?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Já com o aparecimento das complicações, tais como o aparecimento de varizes no esôfago, acumulo de fluidos no estomago (ascites), peritonites bactérial espontânea, encefalopatia, etc., a expectativa de vida pode ficar em poucos anos, entre 2 e 4 anos.

Inchaço. Crescimento da barriga e da cintura. Dor abdominal difusa. Perda de apetite.

Ascite maligna é o acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal como resultado de patologias como o câncer, é também um gatilho para um conjunto de sintomas (dor, dispneia, perda de apetite, náusea, mobilidade reduzida e alterações no aspecto físico) que se tornam um problema clínico difícil.

Ascite grau 2 ou moderada
Os pacientes que desenvolvem ascite grau 2 não necessitam de hospitalização, a menos que outras complicações estejam presentes. Eles têm um balanço de sódio positivo, que pode ser corrigido pela redução da ingestão dietética de sódio e pelo aumento da excreção renal de sódio com diuréticos.

ascite grau III (tensa) - distensão abdominal volumosa e tensa. A tomografia computadorizada de abdome não é um método necessário para o diagnóstico de ascite e seu uso parece limitar-se à determinação da causa da ascite, em algumas situações específicas.

Paracentese terapêutica: é retirado 5 litros ou mais de líquido ascítico. É realizada em apenas pacientes com ascite sintomática ou com ascites de grande monta.

A ascite é mais frequente em pacientes com câncer de mama, cólon, ovário, pâncreas e colo de útero. A ascite pode causar grande desconforto e apresentar sintomas como: Ganho de peso.

Diante da suspeita de ascite, é de extrema importância a realização de uma ultrassonografia (USG). Além disso, é imprescindível realizar a paracentese, um procedimento médico que permite alívio sintomático e, através da análise do líquido, o diagnóstico etiológico da condição.

Nesses casos, é também necessário que os pacientes restrinjam a ingestão de líquidos, especialmente com alto conteúdo de sódio, como o leite e as bebidas energéticas. O excesso de sal no organismo desses pacientes pode provocar ascite, ou barriga d'água, que é o acúmulo anormal de líquidos dentro da cavidade abdominal.

Pacientes com cirrose descompensada apresentam mortalidade em 5 anos de 20-80%, sendo que aqueles com Meld > 21 e Child > 12, na maioria das vezes, têm menos de 6 meses de vida.

Tipos de Ascite

  • Ascite fetal: Quando o acúmulo de líquido acontece no abdômen do feto ou recémnascido.
  • Ascite quilosa: Quando o acúmulo de líquido se dá devido ao bloqueio das vias linfáticas.
  • Ascite pancreática: Quando o acúmulo é causado pela pancreatite crônica.

A aparência do líquido ascítico pode ser límpida e amarelo-pálida (transudatos) ou turva em virtude do acúmulo de leucócitos, células neoplásicas, ou proteínas (exsudatos).

A ascite pode ser causada por várias doenças, não sendo considerada uma doença em si. Por isso, o profissional mais capacitado para cuidar da ascite depende do diagnóstico da doença que está causando a mesma. Pode ser um hepatologista, um nefrologista, um cardiologista, um oncologista ou um cirugião.

O chá de dente-de-leão é um ótimo remédio caseiro para ascite, porque esta planta é um diurético natural, ajudando a melhorar o funcionamento dos rins e a eliminar o excesso de líquido que se acumulou na cavidade abdominal.

A ascite é a principal complicação crônica descrita em pacientes cirróticos, e é definida como o acúmulo anormal de líquido seroso na cavidade peritoneal. A origem do termo vem do grego “askites” que significa saco ou bolsa. Apesar de geralmente ser associada à doença hepática crônica, pode ter várias causas.

Pesar o paciente diariamente. 2. Orientar dieta hipossódica.
...

  1. Posicionar paciente em decúbito elevado. •
  2. Administrar oxigenoterapia. •
  3. Orientar repouso no leito. •
  4. Avaliar padrão respiratório. •
  5. Monitorar sinais de angústia respiratória.

Entenda o que causa a ascite
O líquido que começa a surgir na barriga do paciente nada mais é do que o acúmulo de sal e água que o organismo acaba absorvendo. Esse líquido absorvido se acumula nas principais regiões onde há gravidade, como nas pernas, e acaba extravasando para dentro da barriga.

No caso de existir ascite, deveria seguir uma dieta com baixo conteúdo de sódio, diminuindo o consumo de sal e aumentando o de condimentos, como a salsinha, a pimenta, o orégano, açafrão etc., para melhorar o sabor dos pratos que preparemos; estar doente não significa não poder desfrutar da comida.

Ascite impede a cicatrização da hérnia. Não há contraindicação, porém é importante avaliar o grau de função hepática e o estágio da cirrose. Alguns casos é uma cirurgia que o pós operatório ocorre como no paciente sem cirrose.

Continuar lendo O que é ascite maligna?