Quanto tempo vive uma foca?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

35 anos

As focas-comuns vivem cerca de 30 a 35 anos. Seus principais predadores são baleias e grandes tubarões.

As fêmeas têm um único filhote, após uma gestação nove meses, que cuidam sozinhas. Os filhotes podem pesar até 16 kg e são capazes de nadar e mergulhar horas após o nascimento. Eles se desenvolvem rapidamente graças ao leite rico em gordura de suas mães e são desmamados após quatro a seis semanas.

As focas estão entre os mamíferos aquáticos mais carismáticos do mundo animal. Mas também são excelentes mergulhadoras. O tempo que elas podem ficar em baixo da água varia muito conforme a espécie, mas no geral, os mergulhos não costumam passar dos 40 minutos.

A duração do sono depende da espécie, alguns pesquisadores dizem não passar de 15 minutos. Algumas espécies menores dificilmente, ou nunca, ficam imóveis, elas se movem 24 horas por dia desde o nascimento até a morte.

Foca possuem apenas pequenas fendas auditivas atrás dos olhos. O fato de não ter orelhas auxilia na hora de nadarem, fazendo com que sejam mais ágeis na água. As focas também usam as nadadeiras traseiras para quase tudo, principalmente nadar e “andar” em terra. Apesar de passarem a maior parte na água.

As focas já foram muito caçadas em todo o mundo devido ao alto valor comercial de sua gordura e pele.

Aquilo que a foca mais gosta. Fofoca.

A gestação dura de 9 a 11 meses, e, geralmente, nasce um filhote a cada ano. As focas têm o hábito de procriar no mesmo local todos os anos, durante toda a vida. Apesar de serem muito medrosos, os filhotes de foca enfrentam o mar por volta de 2 meses de idade.

Baleias, golfinhos, focas, leões e lobos marinhos retiram água dos alimentos e só ingerem água do mar por acidente. Se falta comida, a necessidade de água deles pode ser suprida por água gerada a partir do metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos presentes em seu próprio corpo.

Na Universidade de Lund, na Suécia, os cientistas descobriram que focas e baleias não possuem as células cones dos olhos. Isso significa que esses animais são daltônicos.

Uma foca também é capaz de permanecer debaixo d'água por até duas horas sem precisar de ar fresco, graças às incríveis habilidades de conservação de oxigênio dos pinípedes. As verdadeiras focas passam a maior parte da vida na água e tendem a ser muito desajeitados em terra.

As focas precisam de pilhas de neve de quase um metro de profundidade para construírem suas tocas de inverno. Devido às mudanças climáticas, os degelos naturais têm sido muitos durante os últimos invernos, de modo que as focas precisam da ajuda de voluntários.

A baleia-azul (Balaenoptera musculus), o maior animal do mundo, é um mamífero aquático que se alimenta principalmente de pequenos animais. A baleia-azul é o maior animal do mundo. A baleia-azul é um mamífero aquático que se destaca por ser o maior animal do mundo, podendo atingir incríveis 30 metros de comprimento.

Alimentam-se de uma grande variedade de peixes, cefalópodes e crustáceos que vivem próximos a superfície, e no meio bentônico. No mar, as focas não-migratórias são principalmente encontradas nas águas costeiras da plataforma continental e no declive.

A medalha de ouro vai para o coala, este lindo e doce marsupial nativo da Austrália. Ele é capaz de dormir 22 horas por dia. O Coala passa a maior parte do tempo entre os galhos de eucalipto e só se movimenta quando a temperatura cai ou sobe.

1. Coala – 18 a 22 horas. Os marsupiais da Austrália possuem uma dieta pobre em nutrientes por se alimentarem somente de folhas e deve ser por isso que precisam de tantas horas de sono.