Quanto tempo vive um periquito doméstico?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

A idade do periquito-australiano pode alcançar até 10 anos, se ele for bem cuidado. Excelente companheiro, o periquito tem uma personalidade dócil e amigável. É uma ave doméstica que se adapta facilmente ao ambiente em que vive.

Qualquer vocalização (conversar, cantar ou assobiar) indicará que o periquito está contente e feliz em sua casa. Quando esse comportamento aumenta ao ver alguma pessoa entrando no quarto, é um bom sinal de que ele gosta dela. Fique atento se ele “bate” os bicos ou “ronrona”.

Os periquitos são considerados animais longevos, pois se cuidados adequadamente, podem viver de 15 a 20 anos.

Essa é uma boa dúvida! Você pode sim cobrir, mas atenção ao PANO que você utiliza. Não utilize panos que desfie, pois o animal pode se machucar.

10 horas

Em geral, os periquitos dormem até 10 horas por dia, incluindo as sestas pela tarde.

Os periquitos nunca devem viver sozinhos. Eles precisam de pelo menos mais um companheiro para serem felizes. Em estado selvagem na Austrália, de onde são originários, os periquitos vivem em bandos. Além disso, regra geral acasalam para a vida.

Algumas vezes, periquitos acariciam e dão um "trato" no visual uns dos outros. Como você é parte do bando dele, é possível que ele goste de um carinho em diferentes locais do corpo. Coce a cabecinha, as costas ou a barriguinha dele cuidadosamente. Lembre-se de sempre "manusear" o animal com cuidado.

Em muitos casos, a ave está estressada, e isso pode ocorrer por vários motivos: mudança de ambiente e da rotina, alimentação inadequada, solidão, pouco espaço na gaiola e até mesmo má qualidade do sono.

Com o bico aberto continuamente, o animal mostra seu fôlego mais ofegante. Além disso, as aves podem manter as asas longe do corpo (penas eriçadas), evitando o aquecimento do corpo.

Não só o periquito-australiano canta, como também pode desenvolver a habilidade de imitar as vozes humanas, ou seja, “falar”. Inclusive, é justamente um periquito-australiano que detém o recorde no Guinness World Records com a incrível proeza de falar 1728 palavras.

Os olhos de um periquito podem ser úteis para determinar a idade do pássaro. Periquitos bebês ainda não desenvolveram uma íris, que é o círculo colorido ao redor da pupila preta do pássaro. Se os olhos do seu pássaro são completamente negros e não possuem os círculos de íris, o periquito tem menos de 5 meses de idade.

Como mencionamos, a principal alimentação do periquito-australiano na natureza é à base de sementes. Contudo, ele também pode comer pequenos insetos e alguns tipos de frutas. O motivo é que ele é uma ave sazonal, ou seja, migra de um local para o outro e diversifica a alimentação.

- EVITE colocar a mão dentro da gaiola.
Como a sua ave está muito assustada, colocar a mão dentro da gaiola, seja para tentar brincar, acariciar, pegar, NÃO É UMA BOA IDEIA, só vai deixar ela mais assustada ainda. Seja paciente e aguente essa vontade de brincar e de interagir diretamente com seu pássaro.

À noite eles gostam de dormir em paz, portanto deve ser escuro e silencioso, mas durante o dia, como eles são criaturas muito sociáveis, eles adoram companhia, então não os coloque em uma sala sozinhos, mas tente encontrar um lugar que atenda às suas necessidades.

As aves tendem a preferir as horas noturnas para dormir, assim como nós, pois regulam seus ciclos de sono ao nascer e ao pôr do sol, o que significa que durante o inverno dormirão mais horas e durante o verão reduzirão seus ciclos de sono.

Para ele se habituar a sua presença, você pode colocar a mão em frente a gaiola e tentar conversar com ele, ajudando-o a se acostumar com o som da sua voz. Um bom sinal de que ele já se sente seguro naquele ambiente é quando o periquito começa a cantar.

Bolsa de água quente
Alguns tutores costumam encher uma garrafa de água morna e deixá-la fechada dentro da gaiola. O calorzinho que irradia da água pode ajudar sua amiga a se proteger do frio.

Se parecem canções curtas, o seu periquito quer dizer-lhe que se encontra bem. Alguns também podem usar esses guinchos para pedir comida, água ou para chamar a atenção. Mas cuidado, se os guinchos do seu periquito são mais altos e mais agudos, pode ser que se trate de excitação, desconforto ou susto.

O que ele come? A alimentação do periquito não exige muito do tutor. Costuma comer verduras, como almeirão, rúcula, brócolis, chicória ou espinafre, além de grãos do tipo painço e níger. As frutas mais recomendadas são pêra, maça, banana e até goiaba.