Quanto tempo vive um mini cacto?

Perguntado por: lveiga . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

Geralmente elas duram poucos dias, de 3 a 4, e são bem fininhas e delicadas.

Quando as folhas estão bem juntinhas, significa que a planta está saudável. Se as folhas estiverem muito separadas, ou com um comprimento fora do esperado, quer dizer que a planta precisa de mais luz solar. Se sua suculenta está compacta e unida, então está esbanjando saúde!

O ideal é que o cacto seja regado no máximo uma vez por semana em pouca quantidade. A explicação é simples: você já deve ter percebido que o cacto é uma planta mais “inchada“. Esse formato não é à toa! Trata-se do acúmulo de água que a espécie faz para sobreviver durante toda a semana.

Cactos. Essa espécie é ideal para ter no quarto, pois não exige muito trabalho e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não rouba oxigênio. Quando ficar exposta ao sol, deve ser regada a cada 15 dias. Nos ambientes mais frescos, apenas uma vez ao mês já é suficiente, e quando a terra estiver seca.

Apesar de não necessitar de rega constante, o mini cacto precisa de um mínimo de água para crescer saudável. Se a planta estiver com aparência seca e enrugada, faça uma rega urgente que em pouco tempo ela ficará saudável.

Cactos gostam de bastante claridade. A grande maioria são plantas de sol direto, mas há espécies que toleram bem a luz indireta, como, por exemplo, o cacto macarrão (Rhipsalis cereuscula) e a flor de maio.

A frequência vai depender de fatores como o tamanho do vaso, mas, como regra geral, podemos seguir a seguinte recomendação. Para os meses mais quentes: regar uma vez por semana. Para os meses mais frios: regar duas vezes por mês.

Quantidade de Sol: O cacto é uma planta desértica, então, é fundamental que ele pegue Sol direto por pelo menos 4 horas por dia, de preferência durante as horas mais quentes. “A maioria dos cactos gostam de Sol, mas alguns se adaptam em local interno próximo de janelas”, diz Mônica.

Como não matar seu cacto afogado
O vaso deve ter um furo de escoamento, um buraco no fundo para você não afogar seu cacto. Regue somente a terra, não jogue água na planta toda. Dar mais água que o cacto necessita só vai empoçar a raiz e apodrecer a planta.

Sim, eles existem! Embora apreciem bastante luminosidade indireta, diversas espécies podem ser consideradas cactos de sombra, uma vez que não dependem da incidência direta de sol, ao longo do dia, para que se desenvolvam a contento.

Como dito anteriormente, as suculentas e cactos não precisam de muita água, mas assim como toda e qualquer planta, precisam delas para sobreviver. Por isso, em épocas mais quentes, borrife e regue-as uma vez por semana. Em dias frios, faça isso uma vez a cada 15 dias.

Caso o cacto comece a ficar molenga na base, diminua as regas, troque a terra e deixe-o no sol. Se a deformidade não evoluir, é mais provável que ele tenha sido vítima de um tombo ou do esbarrão de algum visitante desavisado.

Aparecida, cactos normalmente precisam de muitas horas de sol direto para produzir flores - só com claridade eles não costumam florescer. Caso seu vaso esteja dentro de casa, vá aos poucos colocando a planta num local de sol pleno, um pouquinho por semana.

No caso dos cactos, você pode regá-lo uma vez por semana, durante o verão, uma colher de sopa de água. Durante o inverno, essa quantidade pode ser reduzida para uma vez ao mês. Se a região que você mora é muito úmida, é importante usar vasos de cerâmica, pois eles ajudam a manter a planta longe da umidade.

Cactos. Os cactos são grandes purificadores de ar e verdadeiros guardiões. Estas plantas são responsáveis por afastar pessoas mal intencionadas, intrusos, inveja e ajudam a absorver energias eletromagnéticas dos eletrodomésticos.

Há quem diga que, depois de moída, a planta pode combater o colesterol, controlar a diabetes e ajudar a emagrecer. Atualmente, um dos principais usos dos cactos é a culinária. Existem concursos de pratos preparados com essa iguaria e mais de 60 receitas já foram inventadas, incluindo sopas, petiscos e até uma pizza!

“Ela ocorre durante a primavera, mas as flores desabrocham durante a noite e duram apenas até o amanhecer do próximo dia”, conta a paisagista Clariça Lima.

Confira 6 espécies de cactos pequenos para cultivar em casa

  • Cacto coroa de frade – Melocactus Érnestii.
  • Cacto dedal – Mammillaria gracilis.
  • Cacto zebra – Haworthia.
  • Cacto de amendoim – Echinopsis chamaecereus.
  • Cacto orelha de coelho – Microdasys Opuntia.
  • Mini cacto bola.