Quanto tempo vive um cachorro abandonado?

Perguntado por: usalazar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

17 anos

Se deparar com cães e gatos de rua não é incomum, principalmente no Brasil. Visto que, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, há trinta milhões de animais abandonados no país. Um pet quando bem cuidado e amparado, pode viver de 10 a 17 anos.

Bem, sem mais rodeios então, a reposta para essa pergunta é: por toda vida! As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.

Os animais abandonados sofrem com sede, fome, doenças e maus-tratos. Além disso, podem causar uma série de problemas ambientais e de saúde pública.

Com mais de 30 anos, ele quebrou o recorde mundial de cachorro mais velho que já existiu. Esse título pertencia a Bluey, um Boiadeiro Australiano que viveu 29 anos e 5 meses entre 1910 e 1939. Confira a publicação do Guinness Book abaixo: Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Após os primeiros anos, o envelhecimento diminui
Além disso, quando um cachorro chega aos 20 anos, isso equivaleria a cerca de 96 anos (24 + 4×18), o que é bem mais plausível em termos de expectativa de vida humana.

O estudo revelou que o cachorro consegue diferenciar entre o cheiro da pessoa apresentando e do seu dono no seu cérebro e fica feliz ao cheirar o seu dono, mesmo quando ele não está presente. Interessantemente, ao ser apresentado ao cheiros do seu dono, a região do cérebro do cachorro relacionada a recompensa ascendia.

Quando a “saudade” é um problema
De acordo com a veterinária e gerente técnica da Petz, Dra. Karina Mussolino, o caso de cães ansiosos ocorre principalmente quando os cachorros não estão acostumados a ficar sozinhos durante algumas horas. Com isso, eles acabam sofrendo todas as vezes que o tutor sai de casa.

A visão canina é limitada. Os cães só enxergam com nitidez coisas e pessoas que estejam a seis metros de distância, no máximo. Já os seres humanos conseguem enxergar em uma distância de até 22 metros. É como se os nossos melhores amigos fossem um pouco míopes.

Cachorro feliz: 7 sinais de que o pet está de bem com a vida!

  1. Postura relaxada. ...
  2. Olhar alegre e sorriso no rosto. ...
  3. Apetite em dia. ...
  4. Boas noites de sono. ...
  5. Variabilidade comportamental. ...
  6. Comportamento pouco destrutivo. ...
  7. Confiança e independência.

Segundo pesquisas realizadas, os cães usam seus sentidos para compreender como os humanos se sentem. De acordo com um estudo realizado na Hungria, por exemplo, os cientistas descobriram que os cachorros conseguem, ao escutar sons de choro e risada de seres humanos, diferenciar essas emoções e como nos sentimos.

Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo deve ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, de acordo as leis vigentes.

A responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal. Conforme a lei nº 1607, de 29 de janeiro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura é responsável pelo controle populacional de cães e gatos.

De acordo com o Guia de Boas Práticas do CFMV, a eutanásia em animais é indicada em casos de pets com doenças incuráveis e que estejam em grande sofrimento.

Pitbull

Pitbull é conhecido como o cachorro mais bravo do mundo
desde filhotes. Evitar brincadeiras que o estimulem a morder é fundamental para que o cão Pitbull seja calmo.

Lulu da Pomerânia

A resposta para a pergunta “qual é o cachorro mais bonito do mundo” é, na maioria das vezes, o Lulu da Pomerânia. A versão anã da raça Spitz Alemão tem origem no norte da Alemanha, mas com tanto charme e beleza, logo se popularizou pelo mundo inteiro.

Dogue de Bordeaux

Considerado um dos melhores cães de guarda do mundo, infelizmente, o Dogue de Bordeaux é o cachorro com a menor expectativa de vida – ele vive entre cinco e oito anos.