Quanto tempo vive a borboleta Morpho?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

11 meses

O inseto pode viver até 11 meses dependendo das condições climáticas e predadores do ambiente.

De todas as espécies de borboletas existentes, a que tem um tempo mais longo de vida é a Danaus plexippus ou Borboleta Monarca (abaixo), cuja existência pode chegar até nove meses.

Ciclo de Vida

ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO BICHO-DA-SEDADURAÇÃO
Ovo10-14 dias
Lagarta ou Larva27 dias
Pupa ou crisálida7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas
Mariposa7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas

Parece que esses animais têm dois olhos. Na verdade, assim como outros insetos, têm olhos compostos: em outras palavras, são milhares de pequenos olhos. As borboletas podem sentir sabor com suas patas, com sensores que tem ali.

efemerópteros

Não é apenas um bicho, mas uma classe inteira de insetos detém o recorde de vida mais curta do reino animal. Os efemerópteros (ordem Ephemeroptera), como o próprio nome diz, têm vida efêmera, de no máximo 24 horas.

Por exemplo, as borboletas que passam o Inverno no estado adulto, quando está frio, preferem ficar paradas e escondidas em buracos nas árvores ou em esconderijos nas rochas do solo. Mas mesmo nesta estação, quando surgem dias mais quentes e soalheiros, já obtêm “energia suficiente para iniciarem a sua vida normal”.

No Brasil, as mais comuns são as espécies Morpho rhetenor e Morpho anaxibia. A primeira destaca-se como a mais brilhante entre as que possuem azuis metálicos. Já a M. anaxibia é uma espécie endêmica do país, chamada vulgarmente de azul-seda, corcovado (muito comum no Centro-Sul e Sudeste) ou azulão.

Em média, pode-se dizer que as borboletas vivem de duas a quatro semanas no estágio adulto, depois que saem da pupa. Mas há, de fato, algumas espécies de mariposa (não de borboleta) cujas fêmeas adultas vivem até menos do que 24 horas.

anchisiades

anchisiades é uma das mais rápidas e a que possui a maior distribuição geográfica nas Américas. À primeira vista, a H. anchisiades parece associar a sua coloração à aparência de uma borboleta muito tóxica.

As monarcas (Danaus plexippus) são espécies muito conhecidas por serem venenosas. Essa toxicidade está bem definida em suas cores chamativas, que já acionam na lembrança dos predadores que elas não são nada saborosas. No Brasil as parentes mais próximas são as Ithomiini, que também são venenosas.

Em caso de contato com a mariposa use luvas, evitando assim o contato direto. Evite coçar o local e não leve as mão aos olhos. Lave a área atingida com água fria e aplique compressa frias. Banhos com sabão glicerinado também auxiliam.

As borboletas deixam suas asas unidas em posição vertical quando estão em repouso. Já as mariposas deixam as asas abertas, estendidas horizontalmente sobre o corpo. Por fim, podemos diferenciá-las também por suas antenas. As borboletas possuem antenas clavadas, ou seja, finas com a extremidade dilatada.

A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto (imago).

O preço dos animais varia entre US$ 2 e US$ 3.850. Borboletas da espécie Ornithoptera allottei foram os insetos mais caros encontrados à venda na internet. A Papilio chikae, outra borboleta rara e considerada em risco de extinção, também estava sendo comercializada ilegalmente.

As borboletas conseguem enxergar em um raio de 360 graus e conseguem ver as cores vermelha, verde e o amarelo. Além disso, elas têm a capacidade de enxergar uma gama de cores ultravioletas que são imperceptíveis ao olho humano.

Então aqui temos 8 curiosidades sobre as borboletas:
As antenas percebem os cheiros. Podem viver por poucos dias ou semanas. Seu tamanho pode variar de milímetro a centímetros. Podem percorrer longas distâncias.

Mas nem a baleia nem a tartaruga detêm o título de animal com a maior expectativa de vida da Terra. Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

tuatara

O tuatara deixa de crescer por volta dos 50 anos de idade, quando atinge 45 a 61 cm e pesando entre 500 gramas e 1 kg. O espécime de vida mais longa registrado é um tuatara que viveu mais de 111 anos - um recorde! E com o tuatara finalizamos nossa lista de animais que vivem mais tempo.