Quanto tempo vc pode ficar em Chernobyl?

Perguntado por: oilha . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista. Pensa-se que o local do reator não se tornará habitável novamente por pelo menos 20 mil anos, de acordo com relatório de 2016.

O lugar, que ficou marcado por ser o palco do acidente nuclear mais grave da história, ainda tem elevada quantidade de material radioativo e, por isso, é extremamente restrito em termos de visitação.

A explosão da usina de Chernobyl transformou, da noite para o dia, Pripyat e Chernobyl, antiga União Soviética - hoje território da Ucrânia, em duas cidades totalmente abandonadas e fantasmas. O perigo de contaminação radioativa ainda é uma realidade, mas isso não tem impedido os turistas de visitarem o local.

Usina de Fukushima

1) Usina de Fukushima, Japão
Com magnitude acima de 8, o tsunami causou uma série de liberações significativas e material radioativo no dia seguinte.

Cerca de 263 mil pessoas viviam em Nagasaki. Com o ataque nuclear, a bomba enviada pelos Estados Unidos atingiu entre 39 mil e 80 mil pessoas. Hoje, a cidade tem cerca de 450 mil habitantes. Em Hiroshima, 350 mil pessoas habitavam a cidade antes do ataque.

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo.

Foi estimado que ao menos 28 pessoas morreram de imediato e mais de 100 ficaram feridas no momento do acidente. Segundo o Comitê Cientifico da ONU sobre Efeitos da Radiação Atômica, mais de seis mil crianças e adolescentes desenvolveram câncer com a exposição à radiação de Chernobyl.

Como é Chernobyl hoje
Dentro do novo sarcófago há o reator destruído da quarta unidade de energia e restos de resíduos nucleares, diz a ONU. Os números de 2022 da organização mostram que 2700 pessoas estão atualmente empregadas em Chernobyl.

Turismo de tragédia
Os valores para um dia custam em média US$ 100, cerca de R$ 386.

"Cães que vivem em Chernobyl são geneticamente distintos daqueles de fora da região", certifica o estudo. A diferenciação dos animais é fruto da exposição à radiação ionizante de baixa dose em longa duração. No local, foram encontrados descendentes de cães que viviam na região da usina há 15 gerações atrás.

O sarcófago fechado tem 200 toneladas de cúrio radioativo, 30 toneladas de pó altamente contaminadas e 16 toneladas de urânio e plutônio.

A primeira delas é a falha humana, visto que os operadores da usina deixaram de seguir alguns protocolos na hora de realizar a testagem do reator. Após o desastre, foi feita uma comissão para descobrir o que havia ocorrido, três pessoas foram consideradas culpadas e tiveram 10 anos de prisão.

A quantidade de material radioativo
A bomba de Hiroshima continha 64 kg de urânio enriquecido, dos quais apenas 1 kg foi fissionado. Em outras palavras, esse quilo de urânio foi o que realmente emitiu material radioativo.

Uma explosão destruiu o reator nº 4 na fábrica Vladimir Lenin, em Chernobyl, então controlada pela União Soviética, em 26 de abril de 1986, durante um teste de segurança que falhou. Nuvens de material radioativo se espalharam pela Europa no que se tornou o pior desastre nuclear da história.

Trata-se de um gás natural, sem cheiro, cor ou sabor, que tende a se concentrar em ambientes fechados como minas subterrâneas, residências ou locais de trabalho (INCA 2021, 2012).

Marie Curie

As contribuições de Marie Curie para a Química e Física ficaram famosas e por isso ela é chamada de “mãe da radiação”.

RISCO DE ASSALTO : MÉDIO. Casos de crimes violentos tendem a acontecer na cidade Hiroshima, mas não com tanta frequência. Os turistas não costumam ser vítimas desses atos criminosos, mas a ameaça sempre existe.

Tsar Bomb

Intitulada de Tsar Bomb ou RDS 220, esta ogiva nuclear foi desenvolvida pela União Soviética (URSS) e testada oficialmente em 30 de outubro de 1961.

Como a bomba atômica mais potente até hoje (Tsar Bomba) tinha 50 megatons, precisaríamos de um pouco menos de 10^16 bombas atômicas para destruir a Terra. Cada bomba pesava cerca de 27 toneladas, o que daria cerca de 3 x 10^18 toneladas.