Quanto tempo uma salsicha pode ficar na geladeira?

Perguntado por: egil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

Conservação. Para conservar por mais tempo as salsichas, nunca as deixe guardadas na geladeira na própria embalagem, após aberta. O ideal é cozinhar as salsichas e mantê-las em um recipiente com a tampa bem fechada na geladeira por no máximo 7 dias. No congelador, elas duram 2 meses.

Se a salsicha começar a parecer viscosa, como uma espécie de gosma, se desfazendo facilmente então é certo que está estragada. Pode mandar embora, porque nem para dar aos animais ela serve mais. Nesses casos não convém arriscar porque a intoxicação por carne estragada dá efeitos nefastos ao seu organismo.

Se a salsicha estiver estragada, ela terá um cheiro forte e desagradável. Cheire a salsicha antes de cozinhá-la. Se a salsicha estiver viscosa ou pegajosa ao toque, é provável que esteja estragada. A salsicha fresca deve ter uma textura firme.

Tripa suína natural para linguiça
Provavelmente está cometendo um erro bastante comum. A salsicha deve ser aquecida em água quente e nunca fervendo. A salsicha que compramos no supermercado é pré cozida e precisa apenas ser aquecida antes do consumo.

Não é indicado consumir a salsicha que esteja fora de refrigeração, crua ou aquela mergulhada há horas na panela do carrinho de cachorro-quente, a não ser que a água emane vapores, isto é, esteja acima de 60 graus. “Ela deve ser cozida na hora e por cinco minutos após levantar fervura”, aconselha Dr. Bactéria.

A Sadia recomenda no rótulo: “Conservação doméstica – 4 a 8°C em geladeira; Embalagem fechada – vide validade; Após aberto – 5 dias”.

Por que a água da salsicha fica amarela? Isso acontece porque as empresas utilizam componentes para dar cor atrativa ao alimento na fabricação da salsicha. Algumas receitas utilizam corantes artificiais, o que não é ideal.

Não há muita margem de manobra com as carnes processadas. Não arrisque mais do que um dia depois da data. Quando a carne é processada ou picada, ela fica exposta a bactérias como a E. coli, que se proliferam rapidamente mesmo sob refrigeração.

A salsicha, a linguiça e o bacon estão entre os alimentos que fazem mal para a saúde pois passam por um processo de defumação e substâncias presentes nesse processo, como os conservantes nitritos e nitratos são potencialmente perigosos, pois eles podem irritar a parede do intestino e causar lesões nas células.

Mas saiba que comida congelada tem prazo de validade, sim. E, quando os alimentos vencem, é você quem perde. Certamente, as bactérias estão fora da equação. O problema é a perda de textura, sabor e nutrientes.

Por que a salsicha incha? O aumento do tamanho está ligado à proteína de colágeno da fórmula e quanto maior o cozimento mais ela incha. Por isso, a recomendação é de apenas três minutos de fervura.

Escorra a água e deixe que elas esfriem; Coloque as salsichas em um pote de vidro limpo e com tampa e adicione o vinagre, a água e o sal até que o pote fique cheio; Mantenha o pote fechado por quatro dias.

As salsichas de frango são consideradas mais saudáveis, por serem feitas apenas com carne, miúdos e gorduras de aves e terem menos sódio em relação às salsichas bovinas ou suínas.

Outro detalhe importante é lavar a salsicha antes de cozinhar. Você já deve ter notado que ao retirar as salsichas da embalagem elas costumam apresentar uma certa viscosidade. Para eliminar essa aparência viscosa, no entanto, basta lavar cada uma das salsichas rapidamente em água corrente.

Quando a água começar a ferver adicione as salsichas. Se for salsicha que compramos por quilo no açougue, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Quando você perceber que a água já está começando a colorir, pode desligar o fogo. Se for as salsichas vendidas em pacotes fechados, deixe por cerca de 6 minutinhos.

Limpeza da salsicha
Antes de mais nada, é importante lavar as salsichas para retirar qualquer substância. Aliás, quando retiramos as salsichas da embalagem, percebemos que está um pouco viscosa.

Quantidade recomendada. De acordo com a OMS, o consumo de 50g de carne processada por dia aumenta o risco de desenvolver câncer, especialmente o câncer colorretal. Essa quantidade equivale a cerca de 2 fatias de bacon, 2 fatias de presunto ou 1 salsicha por dia, por exemplo.