Quanto tempo uma pessoa pode prender a respiração?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

6Quanto tempo uma pessoa consegue ficar sem respirar? Uma pessoa normal, sem treinamento, aguenta entre um e dois minutos. Depois disso, falta oxigenação cerebral e a pessoa desmaia, explica o professor titular de fisiologia da UFF, Antonio de Nóbrega.

Atualmente o recorde mundial de apneia estática pertence ao Suiço Peter Colat, que em 17 de Setembro de 2011 se tornou o ser humano com o maior tempo de apneia, com 21 minutos e 33 segundos sem respirar.

Dois minutos
Depois disso, a falta de oxigênio pode causar um desmaio – defesa do corpo para que o indivíduo volte a respirar.

Os benefícios físicos e mentais de respirar fundo

  • Alívio de ansiedade e estresse.
  • Melhora do funcionamento dos intestinos e digestão.
  • Controle peso corporal.
  • Melhora qualidade do sono.

Ora, a cada dia, ou seja, a cada 24 horas, o organismo (em repouso) vai consumir 15 X 24 = 360 litros de oxigênio. Ao final de 3 dias serão 1.080 litros. O quarto, que continua fechado e sem renovação de ar, terá 5.651 – 1.080 = 4.571 litros de oxigênio que corresponde a uma densidade de 16,93%.

Para permitir a absorção de oxigênio e liberação de dióxido de carbono, cerca de 5 a 8 litros de ar por minuto entram e saem dos pulmões e cerca de três décimos de litro de oxigênio são transferidos dos alvéolos para o sangue a cada minuto, mesmo quando a pessoa está em repouso.

Resposta: Até certo ponto, é possível controlar conscientemente os movimentos respiratórios. Entretanto, eles são controlados automaticamente pelo sistema nervoso, independente da nossa vontade. Logo, após prendermos a respiração por certo tempo, somos forçados a respirar, querendo ou não.

Algumas pessoas notam que leva cerca de 20 minutos para voltar ao “normal”.

O desmaio (ou síncope) é a perda temporária e repentina da consciência, em decorrência da diminuição do oxigênio no cérebro. O tempo de duração de um desmaio varia entre 1 e 5 minutos.

Um desmaio, geralmente, dura de alguns segundos a alguns minutos e faz com que a pessoa caia, devido à falha dos sentidos e do tônus postural que sustenta o corpo. Em alguns casos, antes do desmaio, a pessoa pode apresentar sensações como vertigem, tontura, fraqueza e náuseas.

Arritmia cardíaca: falta de ar, tontura e desmaio podem começar na infância. Uma alteração elétrica do cérebro, como ocorre em uma crise epilética, também pode promover um desmaio, mesmo quando não há convulsão seguida por abalos musculares generalizados e salivação.

Inspire pelo nariz lenta e profundamente, contando até quatro e sinta o ar enchendo a barriga. Segure o ar um pouco e comece a expirar pela boca e de maneira ainda mais lenta – você pode contar até oito. Repita ao menos cinco vezes.

Encher os pulmões, não apenas o tórax, mas também o abdômen, pois nas bases pulmonares têm muito mais alvéolos e capilares sanguíneos que irão aumentar a troca gasosa”, pondera o fisioterapeuta. “Para finalizar com a respiração, podemos fazer expiração pela boca.

  1. 6 dicas para respirar melhor pelo nariz: Primeiro, vamos fazer um teste rápido! ...
  2. Jante cedo. Tente não se alimentar tarde. ...
  3. Não beba álcool antes de dormjir. Evite bebidas alcóolicas logo antes de dormir.
  4. Evite as alergias. ...
  5. Pratique exercícios aeróbicos. ...
  6. Relaxe e alongue os músculos durante o dia.

d) Por que a falta de oxigênio leva à morte por asfixia? Resposta: Porque os citocromos ficam "carregados" de elétrons, levando ao bloqueio do fluxo de elétrons ao longo das cadeias respiratórias que param, cessando de produzir ATP.

Pessoas comuns conseguem segurar a respiração embaixo d'água por pouco mais de um minuto.

Acontece que as moléculas de CO têm grande afinidade química com a hemoglobina do sangue (Hb), cerca de 250 vezes maior que a do O2, e se ligam a ela, impedindo o transporte do oxigênio até as células e levando à asfixia.

Diante de um evento como um acidente vascular cerebral (AVC), os neurônios suportam por até cinco minutos a falta de oxigenação e da chegada de nutrientes.

Os ambientes fechados facilitam a propagação de vírus e bactérias que podem resultar em diversas doenças, principalmente durante o inverno, quando as temperaturas se tornam mais baixas e o ar mais seco, contribuindo para que o organismo fique mais vulnerável e propenso a infecções.

21%

O oxigênio é uma necessidade básica para todos os seres humanos. O ar que respiramos contém 21% de oxigênio. Essa quantidade é suficiente para pessoas com pulmões saudáveis e para muitas com doença pulmonar.