Quanto tempo uma pessoa pode ficar de pé no trabalho?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

E a resposta não é tão simples. A primeira coisa que devemos saber é que, independentemente da profissão, são devidos aos funcionários intervalo de 15 minutos, caso a jornada de trabalho seja superior a 4 horas e não superior a 6 horas; e de, no mínimo, 1 hora, se a jornada de trabalho for superior a 6 horas.

Permanecer horas em pé pode causar problemas como artrose e nervo ciático, formar uma hérnia de disco, alterações na postura e principalmente complicações circulatórias nos membros inferiores, além de lombalgia.

17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

ALTERNE O PESO DO CORPO
Outra dica preciosa para quem precisa trabalhar em por longos períodos é alternar a posição de apoio das pernas. Sempre que depositar o peso em uma perna, troque para a outra depois de alguns minutos, estimulando a circulação sanguínea das duas pernas.

2 horas

Quantas Horas por Dia Podemos Ficar em Pé? É recomendável tentar ficar em pé por pelo menos 2 horas por dia, mas até 4 horas por dia pode ser o ideal. Isso pode parecer muito, mas há muitas maneiras de encaixar uma postura em pé no seu dia.

Use meias de compressão
Um truque muito utilizado por quem fica muito tempo em pé é usar meias de compressão, que mantêm a firmeza dos músculos e melhoram o retorno venoso, evitando a dor. Para quem sofre com inchaço nas pernas, ela é ideal, e de fácil acesso.

Bolhas, calos, dores e joanetes são alguns dos problemas que podem afetar os pés quando se trabalha muito tempo em pé. Não podemos nos esquecer de que são eles que absorvem os primeiros impactos e ainda sustentam o peso de todo o nosso corpo.

Esta é uma grande dúvida de quem trabalha no comércio! “Posso ter de trabalhar em pé o tempo todo?” A resposta para esta pergunta é NÃO. Exato, o empregado não pode ser obrigado a trabalhar em pé durante toda a jornada.

Esse intervalo pode ser de 10 a 15 minutos apenas e organizado de tal forma que não desvirtue a jornada de trabalho. A grande preocupação de muitos gestores é que esse período saia de controle, excedendo o máximo de 15 minutos ou mesmo comece a gerar fofocas e problemas pessoais entre os funcionários.

Qual é a duração da jornada de trabalho permitida pela CLT? Conforme vimos nos artigos 58 e 59 da CLT, a jornada de trabalho de um funcionário celetista deve ser de 8 horas diárias. Entretanto, há a possibilidade da realização de 2 horas extras, totalizando 10 horas diárias de trabalho.

1º – Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas. 2º – Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.

Veja as doenças laborais mais frequentes devido à postura incorreta!

  1. Dor nas costas. Segundo o ranking do INSS, a dor nas costas é a maior causa de afastamento do trabalho. ...
  2. Problemas de coluna. ...
  3. LER/DORT. ...
  4. Tenossinovite.

Apesar do corpo humano se adaptar a todas as formas de trabalho é preciso dar muita atenção aos cuidados com a postura. Ficar por muito tempo em pode diminuir o retorno do sangue venoso, provocando a formação de varizes.

Cientistas americanos constaram que duração de períodos de repouso também influencia negativamente a saúde - eles recomendam ficar sentado por no máximo 30 minutos. Cientistas americanos alertam que passar muito tempo sentado pode aumentar o risco de morte mesmo para pessoas que não são sedentárias.

"Isso mostra que a força gradual da gravidade em nosso corpo parece estar trabalhando de leve o tempo todo. Então, simplesmente ficar em pé permite que a gravidade faça seu trabalho sobre nosso corpo", explica Buckley.

Mas você sabia que o simples ato de levantar da cadeira e passar um tempo em pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, aumentar a frequência cardíaca, queimar mais calorias e reduzir o risco cardiometabólico? Pode até mesmo melhorar seu bem-estar psicológico.

O corpo humano não foi feito para ficar parado em uma mesma posição por muito tempo. Mesmo com a postura correta, a falta de movimentação faz com que os músculos entrem em fadiga e doam. Esse problema tem efeitos ainda piores em situações de postura incorreta e os dois casos podem provocar dor nas costas.

Uma coluna pode ter um alinhamento defeituoso acentuado, como uma lordose sem retração dos músculos lombares. O movimento pode não causar uma distensão, mas ficar em por certo período de tempo pode dar origem à dor.

Especialistas convocados pelo Departamento de Saúde Pública da Inglaterra concluíram que o ideal é que trabalhadores de escritório fiquem em pé pelo menos duas horas durante o expediente. As novas diretrizes foram publicadas no começo do mês pelo “British Journal of Sports Medicine” .

Ficar muito tempo em ou sentado causa varizes?

  1. Evitar permanecer muito tempo em parado(a).
  2. Evitar permanecer muito tempo sentada(o) com a perna para baixo.
  3. Caminhar por 10 minutos a cada 30 minutos parada(o).
  4. Usar meias elásticas de compressão graduada no período de atividades profissionais.

Primeiramente, qualquer pessoa que trabalha muito tempo em pé pode acabar centralizando muito sangue nas pernas, além de sobrecarregar as articulações como o quadril e o joelho. Com isso, outros órgãos acabam tendo que compensar esse esforço. A panturrilha, por exemplo, quando contrai, empurra sangue para cima.