Quanto tempo uma pessoa pode ficar com o nome sujo?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

cinco anos

O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro. Para saber se seu nome está negativado no SPC basta consultar a situação do CPF pela internet ou se dirigir aos órgãos competentes.

O advogado civil do escritório FRK Advogados Luiz Carlos Waisman Fleitlich explica que o credor tem o prazo de cinco anos, a partir da data de vencimento da dívida, para cobrá-la judicialmente. Depois disso ele perde o direito de cobrar o devedor na Justiça.

Dívidas podem tirar o sono de quem não as pode pagar, pois ficar com o nome sujo - isto é, ter o CPF inscrito em cadastros de inadimplentes, como o Serasa - pode dificultar bastante a vida.

Consulte o seu CPF na Serasa
Você também não paga nada por isso, então, aproveite. Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada.

A Serasa envia um comunicado prévio ao consumidor, informando a existência da dívida, e aponta um prazo para regularização. Se isso não acontecer, aí sim o nome pode ser negativado. O principal efeito é a dificuldade maior em ter crédito aprovado.

As dívidas com bancos, como cartão de crédito ou empréstimos não pagos, prescrevem em cinco anos. O prazo máximo que o CPF e o nome do devedor ficam negativados também é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

Dívidas com bancos e cartões de crédito prescrevem após 5 anos, então o nome do consumidor fica na Serasa apenas por esse período. Mas não se engane: ele continuará devendo para a empresa credora.

As dívidas mais comuns prescrevem em 5 anos. Alguns exemplos são dívidas de cartões de crédito, financiamento e impostos. Dívidas de honorários de profissionais liberais também prescrevem nesse mesmo prazo.

Qualquer dívida caduca após 5 anos. Passado esse período, o seu nome é retirado da lista dos órgãos de restrição de crédito.

É importante se atentar ao fato de que, depois de 5 anos, a dívida não desaparece, ela apenas caduca! Assim, ela ainda continua ativa e crescendo com os juros. O nome fica limpo depois de 5 anos? Se a mesma nunca foi cobrada, após 5 anos a mesma caduca, e, assim, seu nome fica limpo.

5 anos

De acordo com o nosso Código Civil, as dívidas bancárias têm um prazo de 5 anos para serem cobradas judicialmente.

O principal efeito de ficar com o nome sujo é encontrar maior dificuldade em ter o crédito aprovado. Ao verificar que o nome da pessoa está negativado, muitos bancos e financeiras podem restringir e negar sua solicitação, como a de um empréstimo, por exemplo.

Quais as consequências de ter o nome sujo. Maior dificuldade para fechar uma compra ou ter crédito aprovado. Isso inclui crediário em loja, financiamentos e empréstimos. Ter uma dívida negativada resulta em ter o nome e o CPF inscrito em cadastros de inadimplentes.

Uma das principais consequências de ter o CPF negativado são as restrições ao crédito. Com o nome sujo, é mais difícil obter empréstimos, financiamentos ou novas linhas de crédito junto a instituições financeiras.

Em abril, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) estabeleceu novas regras para o bloqueio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de pessoas com dívidas trabalhistas. Agora, esse bloqueio só poderá ser aplicado em casos de dívidas muito altas e não poderá ser usado de forma automática para todos os casos.