Quanto tempo uma pessoa leva para perdoar alguém?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O perdão depende de uma decisão, mas ele é um processo que pode demorar algumas estações. Cada um perdoa no seu ritmo — e quanto mais profunda é a mágoa — mais tempo o processo costuma levar. Uma das razões que explicam a dificuldade de perdoar, é porque entrar em contato com as nossas mágoas pode ser dolorido demais.

Como perdoar alguém que te magoou

  1. Preste atenção aos padrões. Comece a perceber os padrões de relacionamentos que fazem parte da sua vida e as atitudes repetidas que estão te magoando. ...
  2. Cuidado com as interpretações. ...
  3. Aprenda a lidar com os erros. ...
  4. Perdoe-se. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Perdoar é positivo. No entanto, o que precisamos prestar atenção é se estamos perdoando sempre, se estamos perdoando sempre a mesma pessoa e até que ponto somos capazes de perdoar algumas coisas de algumas pessoas ou de uma determinada pessoa. Até que ponto o perdão está sendo bom para nós ou ruim.

Perdoar alivia o stress, reduz a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico: todo mundo ganha ao fazer as pazes.

Quando o sujeito diz que não consegue se perdoar, ele está revelando a existência de uma divisão em sua personalidade: de um lado, a parte que cometeu o ato inadequado e, do outro, a parte que olha para a primeira e diz: “Isso é imperdoável”. Freud chamou essa segunda parte de “superego”.

Esquecer é mais difícil. Existe uma grande diferença entre perdoar e o ato de esquecer. Acreditamos que é menos difícil perdoar do que esquecer, pois é comum dizer-se “quem leva o tapa nunca esquece”.

Perdoar a si próprio pode ser mais difícil do que perdoar a outras pessoas e isso tem uma razão muito humana de ser. Somos acostumados a julgarmos e entendermos que, através do perdão do outro, seremos felizes, mas temos dificuldades em enxergarmos os próprios erros e a nos vermos como seres imperfeitos.

“Senhor nosso Deus e Pai, Te agradecemos por mais esse dia de vida, por mais uma oportunidade de viver em Sua presença. Gostaríamos de começar pedindo perdão por nossos pecados, pelas coisas que fazemos todos os dias que não Te agradam.

“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

Jesus nos diz que devemos perdoar o nosso irmão setenta vezes sete, ou seja, o perdão não tem limites para ser concedido. No entanto, nossa realidade humana, frágil e pecadora, insiste em deixar que a ofensa seja maior que o perdão. Tudo isso se deve à profundidade que a mágoa causou em nossa alma.

4 coisas para considerar antes de dar uma segunda chance a alguém

  1. Essa pessoa aceitou a responsabilidade por suas ações? O primeiro passo é determinar se essa pessoa entende que fez algo para prejudicá-lo. ...
  2. Você consegue perdoar essa pessoa? ...
  3. A pessoa mudou? ...
  4. Você comunicou adequadamente suas novas expectativas?

Por fim, mulheres consideram imperdoáveis e não devem mesmo relevar qualquer tipo de agressão, física ou moral, partida de um homem. Abusos verbais, chantagens emocionais e violência não podem ter espaço dentro da relação.

Processo REACH

  • Etapa 1: R - Recordar o que aconteceu. Para curar, você precisa encarar o fato de ter sido ferido. ...
  • Etapa 2: E - Crie empatia com a situação – faça esse exercício. Empatia é colocar-se no lugar da outra pessoa. ...
  • Etapa 3: A - Seja Altruísta. ...
  • Etapa 4: C - Confirme que perdoou. ...
  • Etapa 5: H - Segure-se no perdão.

O ato de perdoar é praticado antes de tudo no coração, mas é necessário fazê-lo concretamente reatando o relacionamento. Às vezes, dizemos: Eu perdoo, mas não quero mais ter amizade com a pessoa. Ora, se não quero mais me relacionar com a pessoa é porque o ressentimento permanece. É um perdão sem valor.

O perdão não pode ser falso, deve ser verdadeiro e sincero, por isso, para exercê-lo é necessário permitir-se em fazer a mudança e extrair todo o sentimento negativo de dentro da mente.

Segundo a especialista em psicologia clínica Patricia Santiago, isso ocorre porque, além de tirar a paz, gerar estresse e prejudicar a qualidade do sono, o fato de nutrir sentimentos negativos influencia no desenvolvimento de diversas doenças como gastrite, hipertensão, diabete e obesidade.