Quanto tempo uma pessoa aguenta quimioterapia?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Para eles, três meses de quimioterapia foram tão bons quanto seis meses. Provavelmente, a gente vai passar a fazer três meses para esses pacientes. No caso dos que têm uma doença mais agressiva, com um tumor maior e um número maior de linfonodos envolvidos, os estudos indicam que os seis meses são o melhor.

“Mas caso exista alguma chance, é preciso fazer a quimioterapia, mesmo com os impactos na qualidade de vida. Se não for feita, o câncer vai crescer e aí sim a pessoa perderá mais qualidade de vida, com dor, fadiga, enfraquecimento”, explica o oncologista Felipe Ades, do Hospital Israelita Albert Einstein.

O tratamento com quimioterapia pode causar diferentes efeitos colaterais, como queda de cabelo, diarreia, feridas na boca, náuseas e vômitos, pele sensível e até mesmo infertilidade. Para saber como minimizar e lidar com cada um deles, veja abaixo uma lista de alimentos para amenizar os efeitos colaterais.

Quimioterapia vermelha
Este tipo é entendido pelos pacientes como a quimioterapia mais forte, com efeitos colaterais mais intensos. Sua coloração avermelhada se dá por conta dos seus medicamentos, de cor rubi, quando diluídos. São eles a Doxorrubina e Epirrubucina, que podem ser usados isoladamente ou em conjunto.

Quando os exames de sangue mostram alguma alteração na produção das células do sangue, em geral a quimioterapia é suspensa por alguns dias até o organismo se recuperar.

Alguns pacientes não sabem que é possível levar uma vida normal durante a quimioterapia, aliás, muitos continuam trabalhando durante esse período”, enfatiza a enfermeira especialista em oncologia, Cristina Ito.

Pacientes em quimioterapia podem ter infecções graves, como pneumonias, e não sentir nenhum sintoma além da febre. Portanto, mesmo que o paciente esteja se sentindo bem, deve procurar ajuda se apresentar febre.

Melanoma:tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, o melanoma tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença.

Os sintomas podem incluir falta de ar, diminuição da pressão arterial, edema no corpo, sensação de falta de ar e cansaço.

"Quando os médicos interrompem o tratamento quimioterápico é porque estão pensando na qualidade de vida e dignidade do paciente. Nesse caso é adotada a quimioterapia ou cuidados paliativos, que é o tratamento que ameniza a dor", explicou Helen Curvo.

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores.

Estádio IV
É o estágio mais avançado na classificação numérica. O câncer já sofreu metástase, ou seja, espalhou para outras partes do corpo, além daquela em que surgiu. Sem esquecer que também atingiu os linfonodos e os tecidos próximos.

Uma vez que o câncer foi para os ossos, raramente pode ser curado, mas dispomos de tratamentos variados para impedir/ retardar a evolução da doença. O tempo de vida após desenvolver a metástase óssea varia com o tipo de câncer (de 6 meses até vários anos).

A quimioterapia pode ser administrada de diferentes formas: pela boca (via oral), pela veia (intravenosa), pelo músculo (intramuscular), abaixo da pele (subcutânea), sobre a pele (tópica) ou no líquido cerebroespinhal (intratecal).