Quanto tempo uma perícia médica fica em análise?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

30 dias

Conforme a Lei dos Processos Administrativos, o prazo geral para um benefício do INSS ficar em análise é de 30 dias. Contudo, a lei ainda permite que o INSS demore mais 30 dias, caso seja necessário, para apresentar uma resposta ao seu pedido.

Caso o resultado da perícia não tenha sido liberado pelo INSS após as 21 horas do dia da realização do exame pericial, é necessário que o segurado solicite junto ao INSS a abertura do requerimento de acerto pós-perícia, pelo telefone 135.

A Lei 9.784/99, ou Lei dos Processos Administrativos, determina que o INSS tem 30 dias de prazo para analisar a concessão de um benefício. Mas, esse prazo pode ser prorrogado para 60 dias caso o INSS justifique o motivo.

O trabalhador que realizar uma perícia médica pode consultar o resultado no mesmo dia, a partir das 21h através do telefone do INSS, 135, ou online pelo aplicativo ou site do Meu INSS.

Benefício em análise é um um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Por outro lado, para dar andamento a requerimentos em análise, você pode apresentar uma reclamação na Ouvidoria do INSS, um pedido administrativo de andamento ou ajuizar um Mandado de Segurança. Para todas essas opções, você pode contar com um advogado especialista em INSS para ajudar a encontrar a melhor solução.

Atualizada em 23/07/2017 às 06:10. Entrar em análise é mudar de posição subjetiva, a pessoa para de se queixar de seu cotidiano e passa a se entender em uma "Outra Cena". Mudança difícil de conseguir.

Em grande parte das situações, o INSS demora pelo menos 90 dias para dar uma resposta do requerimento. E, em alguns casos, nem ao menos apresentam um motivo. Na prática mesmo, tem gente que espera mais de um ano por uma resposta do Instituto.

O prazo legal previa o limite máximo de 45 dias para a análise de todos os benefícios. No entanto, o INSS vinha descumprindo esse limite. Por isso agora o INSS terá um prazo de 30 a 90 dias para analisar a concessão, dependendo do benefício.

Qual é o valor do auxílio doença? Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.

3 formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF
Existem três formas simples e fáceis para consultar o benefício do INSS por meio do CPF: Fazendo login no site do Meu INSS; Acessando o aplicativo Meu INSS; Entrando em contato pelo telefone de atendimento do INSS 135.

Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”. Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.

O auxílio doença em análise significa que o INSS está validando as informações para responder se você tem ou não direito ao pedido solicitado. A contagem do prazo irá iniciar dependendo do benefício requerido. Aqueles que não precisam da realização de uma perícia médica, iniciam quando é feito o requerimento.

A demora da análise de um benefício no processo administrativo do INSS pode ter origem em falhas internas do instituto ou por desatenção do próprio segurado, por exemplo.