Quanto tempo uma encomenda fica parado na fiscalização?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os Correios fazem a Interface com a RFB, portanto se sua encomenda já está a mais de 120 dias em análise ou em processo de devolução, deverá abrir uma reclamação no “fale conosco” dos Correios o qual, se for o caso, encaminhará à Fiscalização Aduaneira.

Caso você faça algum envio de produto ou esteja esperando receber uma encomenda que esteja em fiscalização por algum órgão fiscal, você deve entrar em contato com o órgão anuente em questão e fornecer toda a documentação necessária para que o produto seja liberado.

Conforme aponta o rastreio de seu pedido, PARADO NA FISCALIZACAO é o status que indica que o produto está passando por fiscalização, somente por conta de procedimentos de rotina.

Basta acessar o site dos Correios com o código de rastreio em mãos.

Como fazer para acompanhar a sua importação? Para acompanhar o seu pedido na modalidade remessa postal internacional e saber se ele está retido na ECT, basta acessar a página eletrônica dos Correios, na aba “Minhas importações”. Dentro dela é possível acompanhar todo o trânsito da mercadoria.

O prazo para o desembaraço aduaneiro, por lei, é de até oito dias úteis, mas isso depende do canal de parametrização, uma etapa anterior no despacho aduaneiro.

A fiscalização nos Correios é realizada por amostragem. Atualmente, em torno de 25% de todos os pacotes que chegam ao Estado são abertos e verificados pelos servidores da Sefaz.

Acesse o site dos correios. Role a tela para baixo e insira o código no campo 'acompanhe seu objeto'.

Como encomendas internacionais são processadas
A encomenda é processada pela Receita Federal ainda em Curitiba, onde o fisco pode ou não liberar o pacote, com ou sem tributação. Depois, o objeto pode levar de 12 a 40 dias úteis para chegar até a residência do comprador, dependendo da modalidade de envio.

Como pagar produtos taxados pela Receita Federal
O pagamento destas taxas deverá ser realizado por meio de um boleto bancário gerado no ambiente “Minhas Importações” do site dos Correios. Ele também pode ser feito pelo aplicativo dos Correios, disponível na Play Store e App Store.

Quando o comprador não paga a taxa de importação, isso é considerado abandono de mercadoria. Neste caso, o produto é enviado para o país de origem ou passa a ser um produto da União, que vai decidir o que acontece com a mercadoria, que pode ser destruída; doada; leiloada; ou incorporada ao patrimônio público.

Por outro lado, se a mensagem exibida for de “fiscalização aduaneira finalizada”, isso significa que o pacote em questão não foi taxado e seguirá normalmente para o endereço de entrega.

O imposto de importação se aplica a qualquer produto?

  • Livros, revistas, jornais e afins, além do papel destinado a produzi-los;
  • Medicamentos destinados a pessoa física, mediante comprovação por receita médica;
  • Amostras de tecidos e materiais ou escalas de cor, sem valor comercial;

Dito isso, para otimizar despacho aduaneiro, podemos contar com uma solução bastante eficiente: o Portal Siscomex. Por meio dele, podem ser emitidos documentos importantes, como: Retificação de Declaração de Importação; Declaração Simplificada de Importação (DSI);

Telefone para dúvidas e informações: (11) 2445-5087 (de segunda a sexta de 9h às 17h). Esta é uma Unidade Especializada. Atende somente assuntos relacionados ao Comércio Exterior e Aduana.

Quando um envio passa por retenção fiscal, seu fluxo postal é interrompido. Essa interrupção pode acontecer em 3 cenários: A carga é parada e precisa simplesmente aguardar a liberação fiscal para retornar ao fluxo postal. A carga é parada e precisa ter o imposto pago para ser liberada.

O horário de funcionamento da receita federal para trânsitos aduaneiros sofrerá mudanças à partir de do dia 01/09. O horário de funcionamento será das 08:00 às 17:00 de segundas as sextas feiras, não havendo funcionamento nos domingos e feriados.

A demora comumente se dá devido ao processo de despacho aduaneiro de importação e, em alguns casos, de taxação, o que demanda que o imposto devido seja pago antes de liberação da encomenda.

Em resumo, a mensagem “Encaminhado para fiscalização aduaneira” nos Correios indica que o seu pacote está passando por um processo de inspeção regulamentar para garantir que esteja em conformidade com as leis de importação do país.

Como agilizar a entrega dos Correios

  1. Embale o produto corretamente. ...
  2. Agilize o atendimento com o aplicativo. ...
  3. Opte por modalidades mais ágeis do Sedex. ...
  4. Transportadoras privadas. ...
  5. Logística própria. ...
  6. Pontos de retirada.