Quanto tempo uma empresa demora para chamar depois do processo seletivo?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Quanto tempo uma empresa demora para chamar depois da entrevista? Em 44% dos casos, uma empresa demora até duas semanas para chamar depois da entrevista. Em 37% dos casos, uma empresa demora até uma semana para chamar depois da entrevista. E em apenas 4% dos processos seletivos, a empresa demora um dia para chamar.

Negociação. A fase final do processo seletivo é a negociação, que geralmente é feita pelo gestor responsável por aquela vaga, o mesmo que entrevistou o candidato. No entanto, também é comum que a entrevista seja feita por um profissional do departamento de Recursos Humanos (RH).

Conheça as etapas do processo seletivo

  • 1 – Definição do perfil do candidato. O processo deve iniciar pela definição de qual é o candidato ideal. ...
  • 2 – Divulgação. ...
  • 3 – Triagem de currículos. ...
  • 4 – Contato com o candidato: Entrevistas e afins. ...
  • 5 – Negociação. ...
  • 6 – Contratação.

Confira alguns sinais de que você não passou na entrevista de emprego.

  1. O recrutador não mostra interesse pelas habilidades do candidato. ...
  2. As entrevistas são concluídas de forma muito rápida. ...
  3. O candidato não recebe um retorno dentro do prazo estipulado.

O currículo é o primeiro contato da empresa com você. Ali estão as informações mais relevantes e, por isso, ele precisa ser claro, objetivo e organizado. A primeira função de um currículo é instigar o recrutador a chamá-lo para uma entrevista de emprego.

O que o RH leva em conta antes da contratação

  1. Apresentação do currículo. ...
  2. Experiências técnicas ou profissionais. ...
  3. Formação profissional. ...
  4. Comportamento na entrevista. ...
  5. Fit cultural. ...
  6. Estabilidade na sua vida profissional. ...
  7. Habilidade de liderança. ...
  8. Bons resultados nos testes de habilidades.

Sendo elas:

  1. Consultando a própria carteira e conferindo se o registro do atual emprego estão inseridos nela;
  2. Acessando o RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). ...
  3. E também, consultando o INSS a partir do portal ou do aplicativo.

A falta de colaboradores na área de recursos humanos e a sobrecarga de trabalho desses profissionais podem ser as principais causas dessa ausência ou demora em oferecer retorno num processo seletivo.

Na maioria dos casos pode durar duas semanas, mas pode levar ainda mais de um mês. Da primeira entrevista, passando pela entrega dos documentos e início do onboarding, existem etapas burocráticas que podem ser aceleradas com auxílio de softwares especializados.

Em uma boa entrevista, a pessoa do RH explica para o candidato como devem ser as próximas etapas do processo seletivo. E, caso o entrevistador diga que vai entrar em contato para agendar as próximas atividades, pode ter certeza de que você foi bem e seguirá na disputa pelo cargo.

Tome a iniciativa e entre em contato com o recrutador
Caso o recrutador não tenha dado um prazo para o retorno ao final da conversa, após cerca de uma semana desde a entrevista você pode escrever ao recrutador para perguntar sobre o status do processo ou diretamente para a empresa caso não tenha um contato direto.

As principais são HIV e gravidez. Essas duas condições bem como outras que podem provocar discriminação, são proibidas pelo Ministério do Trabalho de serem motivo para uma não contratação.

Testes, dinâmicas e entrevistas
As próximas etapas de um processo seletivo de sucesso têm como objetivo validar as informações apresentadas no currículo e mapear, de fato, quais são os profissionais mais aptos para o cargo.

As cinco falhas mais comuns que fazem o currículo ser eliminado no processo seletivo, são :

  • 1 – Ignorar as instruções. ...
  • 2 –Não estar apto para a vaga. ...
  • 3 – Na hora da entrevista os detalhes importam. ...
  • 4 – Erros gramaticais. ...
  • 5 – Currículo confuso.

Uma das principais etapas do processo seletivo é o momento de selecionar os melhores currículos em meio a todas as candidaturas. Assim, as etapas podem continuar apenas com perfis mais compatíveis com a organização.

Durante a segunda etapa do processo seletivo, seu potencial chefe quer saber se a pessoa que está representada no currículo é a mesma que está sendo entrevistada, se você consegue aplicar os aprendizados e habilidades que adquiriu durante seu tempo estudando e trabalhando em outros locais.

Também chamado de processo de seleção, é a segunda etapa das iniciativas de Recrutamento e Seleção. Seu objetivo é identificar, entre candidatos para uma vaga, o que mais se enquadra ao cargo, visando a longevidade do vínculo de trabalho.