Quanto tempo uma bolha de queimadura estoura?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.

Os médicos especialistas orientam não furar ou estourar a bolha se a mesma não estiver realmente incomodando e você puder manter a área afetada em repouso. No entanto, se estiver machucando muito, você pode drenar o líquido que está dentro da pele.

O líquido é uma mistura de água e proteínas, que exsuda do tecido danificado. As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele. Essas bolhas curam-se rapidamente, sem deixar cicatriz.

Você não deve furar as bolhas das feridas, e nem passar nenhum tipo de hidratante comum ou óleo. Pomadas para queimaduras devem ser aplicadas, mas só se forem orientadas por um médico. Procure atendimento médico se as bolhas formadas forem muito grandes ou se elas estiverem com aspecto inflamado.

A aplicação de frio ou um saco de gelo pode ajudar a reduzir o inchaço e desconforto temporariamente. No entanto, as bolhas podem muitas vezes ser muito dolorosas, pelo que o tratamento com um penso especial para bolhas como COMPEED®, pode ajudar graças ao almofadado que alivia a pressão e reduz a dor.

As bolhas de queimadura em razão da gravidade
Já em queimaduras de segundo grau, as bolhas são comuns e geram dor, devendo ser drenadas pelo médico. Como servem como curativo biológico, não devem ser retiradas. Sendo assim ,em nenhuma hipótese você deve estourar bolha de queimadura.

Após a cicatrização, a pele pode ficar um pouco escura, mas volta ao tom normal com o tempo. Não necessitam de atendimento médico e, geralmente, melhoram entre 3 e 6 dias. O tratamento consiste apenas em manter a pele e o organismo hidratados. Se a dor for incômoda, um analgésico poderá ajudar.

A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.

Não aplique qualquer produto como óleo ou manteiga na queimadura; Passe uma pomada hidratante ou cicatrizante para queimaduras, como Nebacetin ou Unguento.

Sinais e sintomas de infecção em queimaduras
"Não se trata da vermelhidão da queimadura, mas sim de uma vermelhidão de infecção na periferia, ou seja, na borda do ferimento. Secreções como pus, diferentes daquelas originadas da queimadura inicial, também são sintomas", esclarece Adorno.

Após a lavagem, o ideal é aplicar uma gaze com pomada de sulfadiazina de prata a 1% e enfaixar o local delicadamente com ataduras. Vale ressaltar que para as queimaduras de segundo grau com mais de um palmo, indica-se visitar um médico para que o curativo seja feito corretamente.

6. Pomadas com dexpantenol. Além da aloe vera, outra base interessante para a pomada contra queimaduras é a dexpantenol, como o Bepantol e o Probentol derma. O creme é indicado para queimadura de 1º grau que não formou bolha e age regenerando, hidratando e cicatrizando a pele, devido à vitamina B5 na composição.

Evite passar qualquer tipo de pomada, manteiga, pasta de dente ou hidratantes. Evite colocar gelo sob a queimadura. Não passe manteiga, pasta de dente ou pomadas aleatórias na ferida, não coloque gelo diretamente sobre a queimadura.

Já a de segundo grau, afeta a epiderme e parte da derme, formando flictenas e a restauraçao dessas lesoes ocorre entre 7 e 21 dias.