Quanto tempo um pé de quiabo leva para produzir?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Em geral, os frutos se tornam comestíveis de 50 a 60 dias depois de plantados.

A sua produtividade é variável, normalmente 20 t/ha, com possibilidade de chegar a 40 t/ha quando o período de colheita é prolongado.

cada planta tem potencial para produzir até. 1 kg por ciclo No total você teria uma produção de 2.000 kg ou aproximadamente 140 cachos peso médio da Caixa 14 kg o preço médio da Caixa a granel gira em torno de 60 reais.

Nas regiões de clima frio a época ideal para o plantio de quiabo inicia em setembro e segue até janeiro. Já nas regiões de clima ameno, a melhor época vai de agosto a março. Em locais de clima quente, o início do cultivo pode se dar ao longo de todo o ano.

Poda. A coisa mais importante com quiabo é colhê-las regularmente antes que as vagens fiquem grandes demais cortando e não puxando da planta.

Espaçamento: 0,90-1,20m entrelinhas x 0,15 a 0,40m entre plantas (1 a 2 plantas / cova).

Santa Cruz

No mercado brasileiro de quiabos, o mais cultivado hoje é o tipo Santa Cruz. Produtivo e de planta compacta, ele garante o sucesso de inúmeras lavouras e traz mais sabor aos pratos, sendo comercializado pela ISLA Sementes como uma variedade OP que você encontra aqui.

A Lua Crescente favorece o plantio e o desenvolvimento de uma gama bem ampla de alimentos, pois favorece os legumes e cereais, ou seja, jiló, quiabo, abóbora, berinjela, milho, arroz e feijão. Isso porque nessa fase, a seiva das plantas tem facilidade para circular bem por toda a planta (caule, ramos e folhas).

Fortalece sistema imunológico. O quiabo fortalece o sistema imunológico, por conter vitamina C, um nutriente que melhora as funções das células de defesa, ajudando a combater fungos, vírus e bactérias.

A colheita deve ser iniciada com 60 a 80 dias após o plantio, podendo prolongar-se por 60 a 90 dias. O ponto ideal de colheita é quando os frutos (quiabos) estão tenros, sem fibras, facilmente verificado quebrando-se a ponta do fruto. O ponto ideal ocorre, geralmente, 5 ou 6 dias após a abertura da flor.

De acordo com Galati (2010), o quiabeiro apresenta porte arbustivo e ereto, caule semilenhoso, pode atingir até três metros de altura, o sistema radicular é muito profundo e sua raiz pivotante pode atingir até 1,90 m de profundidade.

sementes e mudas nós gastamos em torno de r$ 300 reais foram cerca de 5 a 6 mil sementes nessa área variedade Esmeralda e um pouco gastei a semente um pouco mais de muda para fazer o replantio Se você precisar de semente de quiabo.

Quiabo Santa Cruz 47 Pacote 1kg.

O local que plantá-lo deverá receber pelo menos seis horas de sol pleno todos os dias. Não se preocupe se ficar muito quente, pois o quiabo continua a crescer no auge do verão, quando o sol bate no jardim na hora mais quente. Corrija o pH do solo. O quiabo cresce melhor em um solo com o nível de pH entre 6,5 e 7,0.

Extremos de temperatura e adubação desequilibrada podem levar a planta a não produzir frutos. Pode um bonito plantio de quiabo não produzir? Há alguns fatores que podem prejudicar a floração do quiabeiro, como a ocorrência de extremos de temperatura que, também, prejudicam o pegamento dos frutos.

Adubação mineral de cobertura: Aplicar 20 a 80 kg/ha de N e 15 a 60 kg/ha de K2O durante o ciclo da cultura. As coberturas (20 kg/ha de N e 15 kg/ha de K2O cada vez) iniciam-se aos 20 dias após a emergência das plantas, podendo ser repetidas a cada 20 a 30 dias, dependendo do desenvolvimento do quiabeiro.

dois metros

Assim, os pés de quiabo podem alcançar até dois metros de altura. Porém o processo de poda do quiabeiro é simples e pode ser feito com uma tesoura de jardim.

Dentre as pragas que atacam a cultura do quiabeiro destacam-se o pulgão- do-algodoeiro Aphis gossypii Glover, o pulgão-da-raiz Smynthurodes betae (Westwood) (Hemiptera: Aphididae), o tripes Frankliniella schultzei (Trybom) (Thysanoptera: Thripidae), o ácaro-rajado Tetranychus urticae Koch, o ácaro- vermelho Tetranychus ...

Agora se você pegar um outro exemplo, uma área de 1 hectare de quiabo irrigado, considerando um investimento de 30 mil por hectare, uma produtividade média de 10 mil kg e um preço médio de 6 reais o kg daria um faturamento de 60 mil reais em apenas 1 hectare, dando um resultado de 30 mil, em 6 meses de ciclo.