Quanto tempo um pé de jambo leva para dar frutos?

Perguntado por: ibrites . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Nome científico: Syzygium malaccense. Nomes populares: Jambo, Jambeiro. Pronta para plantio.

Num estudo realizado de janeiro de 1980 a dezembro de 1982 com árvores de cinco anos de idade, plantadas como ornamental em Manaus, AM, Brasil, constatou- se que a floração e a frutificação do jambeiro ocorreram duas vezes ao ano: em meado da estação chuvosa (março) e durante o período de estiagem (julho-agosto).

O jambo também não precisa de tanta água, então cuidado com o excesso. Deixe o solo sempre úmido mas num exarcado. Além disso, coloque materiais grossos no vaso antes de por o solo para bonsai. Pode ser areia grossa de construção ou até mesmo pedras pequenas.

primavera

Para plantar jambo a altura ideal é a primavera e deverá começar por aproveitar as sementes que se encontram no interior do fruto.

Essa plantinha possui propriedades medicinais que ajudam a aliviar algumas dores, graças ao seu efeito analgésico. Além disso, ele também é um diurético, laxante, antifúngico, antiviral, afrodisíaco e muito mais. É mais comum consumi-lo na forma de chá ou nas saladas.

Jambos (Psidium jambos)
O jambo pode ser cultivado em calçadas porém com alguma cautela, pois é uma planta de rápido crescimento.

Na Ásia o jambo é muito utilizado para evitar problemas relacionados aos sistemas digestório e urinário.

A raiz primária é longa e esbranquiçada. As raízes secundárias são curtas e filiformes. As sementes de maior tamanho são as mais vigorosas, não havendo diferença entre as de tamanho médio e pequeno.

Para quem tem diabetes, o jambo-vermelho pode trazer uma série de benefícios. A fruta, além de saborosa, ajuda bastante a controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue - evitando, assim, possíveis problemas relacionados ao sistema circulatório.

Essas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) possuem vitaminas A, B1 e B2, além de ferro, fósforo e cálcio e propriedades medicinais hepatoprotetoras que protegem partes do corpo humano.

Os resultados apontam o consumo de jambo-vermelho como fator de prevenção da obesidade, e doenças associadas como hipercolesterolemia e esteatose hepática.

O jambo é uma árvore muito conhecida por sua resistência. Dessa forma, logo no início de seu plantio não há necessidade de realizar adubação. Contudo, à medida que a árvore for crescendo e você perceber a necessidade de nutrientes, opte por adubos NPK.

Jambo: saboroso e com propriedades medicinais. O jambo pode ser consumido ao natural ou em conserva e, de acordo com a sabedoria popular, dele pode-se aproveitar, além do fruto, as flores, as folhas e as raízes.

Essa flor, apresenta a cor rosa, que é a mesma do fruto. Seu formato parece um pouco com o de suas irmãs, entretanto apresenta seus “espinhos” mais bem formados, e em uma aparência melhor. A flor de jambo roxo, se assemelha muito ao rosa, sendo muitas vezes confundidas.

Clima e solo: adapta-se em locais de clima quente e úmido, com boa distribuição de chuvas. É tolerante a solos pobres. Usos: é usado para consumo in natura e, por possuir floração abundante com flores delicadas, que cobrem toda a copa da árvore para depois caírem, pode ser usado como ornamental.

O Jambo ou Jambolão é uma espécie exótica, originária da Ásia e quando foi introduzida no Brasil, ganhou muito destaque principalmente nas regiões Norte e Nordeste devido aos seus frutos de cores avermelhadas. Nome popular: Jambolão, jambo, joão-bolão, baga-de-freira, brinco-de-viúva (Bahia) ou guapê (Paraná).

Para conhecer as diferenças entre cada um dos tipos de jambo e seus benefícios para a saúde, dá uma olhada na matéria!

  • Jambo-rosa é fonte de fibras e antioxidantes. ...
  • Jambo-vermelho é rico em vitaminas, sais minerais, carboidratos e proteínas. ...
  • Jambo-branco é nutritivo e exótico. ...
  • Jambo-amarelo é a variação mais doce da fruta.
Continuar lendo Qual é a cor de jambo?