Quanto tempo um ovo cozido pode ficar fora da geladeira?

Perguntado por: ovilela5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

duas horas

Para quem tem o costume de levar ovos cozidos como lanche no trabalho, saiba que eles só podem permanecer em temperatura ambiente, fora da geladeira, por um período de duas horas. Depois disso, não podem ser consumidor.

os ovos cozidos podem ser levados na casca, evitando “impregnar” a marmita com o cheiro. Na geladeira, duram uma semana. - O segredo da alimentação saudável está no equilíbrio entre a qualidade e a quantidade do que vai no prato.

Já os ovos cozidos podem ser mantidos refrigerados por até no máximo uma semana, desde que a integridade da casca não seja alterada. Lembrando que com o passar dos dias, a clara endurece, modificando sua textura. No caso de ovos cozidos sem casca, devem ser mantidos frios por um período máximo de 24 horas.

Ver se o ovo está estragado depois de cozido
Você pode ainda perceber se o ovo é antigo através da cozedura e da localização da gema. Se o seu ovo cozido for fresco, a gema ficará bem centradinha na clara. Caso o ovo seja antigo, a gema ficará na lateral da clara.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

A recomendação de conservar os ovos no refrigerador tem mais a ver com a manutenção da temperatura do que com o frio. Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias.

“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.

28 dias

A validade de um ovo é a de 28 dias após a sua postura (Regulamento (CE) nº 589/2008, de 23.06).

Sim, mas o procedimento é diferente de quando usamos o fogo. No micro-ondas, ovos devem sempre ser cozidos sem a casca e com a gema furada. Ovoscozidos, mesmo sem casca, devem ser cortados para serem reaquecidos, pois eles poderão explodir caso essas recomendações não forem seguidas.

Se você pretende levar ovos mexidos para o trabalho ou a aula como almoço, é melhor esperar eles esfriarem antes de requentar tudo no forno ou micro-ondas. Para isso, coloque-os em um pote de plástico ou alumínio e leve a um cooler ou uma bolsa de gelo.

Como mencionado anteriormente, a clara não resiste bem ao congelamento, e a gema pode ficar mais seca. Além disso, ovos cozidos inteiros têm maior probabilidade de rachar e se quebrar durante o processo de congelamento e descongelamento.

A opção mais segura é usar o ovo pasteurizado em todos os pratos, mesmo naqueles que são cozinhadas. Se usarmos ovos crus, devemos garantir que os pratos são cozinhados completamente, ou no caso de os cozinhar em separado garantir que nenhuma das partes do ovo (gema e clara) estão cruas.

Durante os três dias de desafio do ovo é preciso ingerir ovos fritos (sem óleo), mexidos, assados, poché ou cozidos. Mas, o importante é comer ao menos dois ovos por período, e ele deve estar acompanhado de uma ou mais folha verde e mais 20 gramas de queijo.

As sobras podem ser mantidas na geladeira por três ou quatro dias. Após esse período, o risco de intoxicação alimentar aumenta. Se não for possível comer as sobras de comida dentro de quatro dias, congele-as imediatamente.