Quanto tempo um Ogan fica recolhido?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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E deverão concluir suas obrigações de 1, 3 e 7 anos. Ser Iyawo, além de outros preceitos, é permanecer recolhido por um período de 21 dias, passando por doutrinas e fundamentos, para conceber a força do Orixá.

Como ogã de corte, (Aquele que no candomblé é responsável pela matança de aves e animais de quatro patas).

Axogum (em iorubá: Axogun) axogum, ogã de faca ou mão de faca é um sacerdote do candomblé.

Nos terreiros de candomblé, os três atabaques utilizados são chamados de "rum", "rumpi" e "le". O rum, o maior de todos, possui o registro grave; o do meio, rumpi, tem o registro médio; o lé, o menor, possui o registro agudo podendo ser usado o aquidavi para a percussão.

Ou Ogã é o nome genérico para diversas funções masculinas dentro de uma casa de candomblé. Um Ogan é o sacerdote escolhido pelo orixá para estar lúcido durante todos os trabalhos.

Dia do Ogã, a ser comemorado anualmente no dia 1º de novembro. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

SAUDAÇÃO AOS OGANS. Bate esse tambor pra nós Que a macumba vai tocar. Até o dia amanhecer. Faça sua oração.

Sendo considerados pais por natureza, e tratados como tal, as funções de Ogan são de suma-importância ao bom andamento da casa; além de outras essenciais funções, aos Ogans são atribuídos a responsabilidade pelo trato aos animais e ferramentas rituais (Àsògún), o zelo aos axés do Ilè (Pejigàn, dito "Primeiro Ogan"), o ...

Responsabilidade do Ogãn. Ogan é responsável pelo couro, ou curimba. Ogan toca os atabaques e entoam os pontos cantados. Atua dentro da magia neutralizando energias negativas e chamando as entidades.

O Pai Ogan é os olhos da mãe de santo ou pai no santo, é a pessoa que observa e coordenar toda a parte ritualística do terreiro, para que tudo corra bem.

Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

Apenas quem pode sacrificar um animal é o sacerdote que tem o que chamam a “mão de faca”, que é a permissão que os Orixás dão para sacrificar um animal. Em alguns casos, outra pessoa pertencente ao terreiro, pode auxiliar o sacerdote.

Existem aqueles que possuem a condição de entrar em transe, de serem possuídos por seus orixás ou por outros espíritos. Diz- se que esses são médiuns rodantes, que “rodam no santo” ou “viram no santo”.

Mas afinal, o que é uma ekedi? Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

1. [Brasil, Informal] Que ainda não percorreu nenhuma distância (ex.: carro zerinho). 2. [Brasil, Informal] Que ainda não foi usado; novo em folha (ex.: computador zerinho).

No caso em que um desses atabaques seja derrubado ou venha a cair no chão durante uma cerimônia, esta é interrompida por alguns instantes, em sinal de contrição.

O cargo de Ogã, aquele que toca o atabaque — instrumento tradicional afro-brasileiro das giras de umbanda — , é notadamente masculino devido à energia envolvida para o toque e ao formato fálico do instrumento, segundo a musicista Christiane Nascimento, de 35 anos.

É bom utilizar o couro dos cortes de obrigações feitas na casa para encourar atabaques. O atabaque come com o ogã do santo a que pertence, o alabê ou o zelador, ou na inauguração do barracão.

Na umbanda, ao invés de Orixá, ele se torna um Egum, ou seja, a “alma de um espírito falecido”. Os Eguns correspondem aos indivíduos que pertenceram a classes ou grupos marginalizados da sociedade. Ou seja, são os escravos, indígenas, imigrantes, crianças, mulheres, e malandros.