Quanto tempo um gato vive na rua?

Perguntado por: igonzaga5 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

dez anos

Os gatos que moram nas ruas vivem em média de três a dez anos. Por isso, se você deixa seu gato dar aquela voltinha na rua, saiba que isso pode contribuir para diminuir a expectativa de vida dele.

Eles podem ou não ter um cuidador, mas em geral, vivem suas vidas de maneira semelhante a seus parentes selvagens. Eles marcam seu território, interagem ou não com outros gatos e animais, escalam, saltam e capturam pequenas presas como aves e roedores.

Não, um gato não precisa sair para passear como acontece com os cachorros. Mas muitos sentem, sim, essa necessidade. Para os felinos domésticos, escapar de casa uma vez por dia, oferecer-lhes estímulos naturais positivos, tanto que lhes pode parecer um autêntico parque de diversões.

Ataques de animais: Gatos com acesso à rua podem sofrer ataques de outros gatos bem como de cães resultando em ferimentos tão graves ao ponto do animal morrer. Os resultados desses “encontros” são orelhas rasgadas, olhos furados, abscessos, infecções generalizadas, ferimentos internos e morte.

Há relatos de animais que ficaram dias, e até meses fora de casa, e depois voltaram, como se nada tivesse acontecido. Portanto, é um pouco difícil definir por quanto tempo é normal um gato sumir. Quando reencontrar o seu bichano após uma fuga, é muito importante levá-lo ao veterinário para uma avaliação.

Gatos que mudam de uma casa para outra precisam de um tempo para reconhecer, explorar e marcar aquele território. Por isso, é bem comum que eles voltem à residência antiga no meio de uma fuga, já que aquela região já era dominada por eles.

Gato consegue reconhecer o dono pelo som da voz
Uma dúvida que provavelmente já passou pela cabeça de todo tutor é como o gato reconhece seu dono. Embora o cheiro seja um fator que ajuda bastante nesse processo, um fato curioso é que os felinos também são capazes de identificar o seu tutor pelo som da voz.

Crie uma área de repouso para que o bichano possa relaxar com tranquilidade – afinal, os gatos dormem de 12 a 16 horas por dia. A caminha ou caixa de transporte em um cantinho reservado aumentam a sensação de segurança, e ele certamente vai amar prateleiras ou um espacinho na sua estante.

O que fazer se encontrar um gato abandonado?

  1. 1- Se possível, leve-os ao médico-veterinário. ...
  2. 2- Use e abuse das redes sociais. ...
  3. 3- Enquanto isso, ofereça tudo o que o gato abandonado precisa. ...
  4. 4- Observe o comportamento do gato de rua. ...
  5. 5- Que tal adotá-lo?

O veterinário contou ao G1 que, apesar do mecanismo de proteção do gato, o animal sofre lesões e pode até morrer na queda ou depois de socorrido. "Ele funcionaria como um planador. Quando cai de altura superior a 6 ou 7 metros de altura, o gato consegue fazer esse amortecimento.

O abandono de animais é considerado crime de maus-tratos no Brasil, pela Constituição Federal e pela Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/98. Além de cruel e desumano, abandonar animais em logradouros públicos é crime.

Portanto, a resposta para essa pergunta é “SIM”! A castração ajuda a evitar a fuga dos gatos. Mas, em alguns casos, os bichanos podem fugir. Ainda sim existem casos que mesmo castrados, os gatos podem passear pela vizinhança.

No caso de gatos de rua, se ele apareceu na sua porta e não foi mais embora, então ele te escolheu como dono. Outro sinal que confirma como o gato escolhe o dono é pelo comportamento. Se ele ronrona perto de você e te pede carinho, saiba que ele confia e gosta de você.

Circula pelas redes sociais a informação de que se um gato criado dentro de apartamento ou casa sair e se perder, a caixa de areia do animal deve ser colocada do lado de fora da residência porque ele sente o cheiro a 2 km de distância e pode encontrar o caminho do lar.