Quanto tempo um ectomorfo deve treinar?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Um ectomorfo deve ir à academia de 3 a 4 vezes na semana e os treinos não devem ultrapassar 45 minutos. Sabe aquela frase de que menos é mais, pois é, neste caso se encaixa perfeitamente. Os músculos precisam de descanso e quando descansados tem maior probabilidade de crescimento.

Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição, se treinar nesse horário.

Cardio para Ectomorfos
O foco principal do treino do Ectomorfo é o treinamento de força. No entanto, os ectomorfos que também desejam perder gordura devem incluir cardio de intensidade moderada a alta para perder peso (HIITs de corrida por exemplo).

2) Não realizar exercícios aeróbicos.
Ectomorfos erram bastante em achar que eles nunca precisam de cardio. O aeróbico vai ajudar na melhora da sensibilidade à insulina, que é um hormônio anabólico. Para acontecer a hipertrofia você precisa de insulina.

O primeiro biotipo é conhecido como Ectomorfo, que são aquelas pessoas altas, magras, com os membros longos, peitoral plano e tem dificuldade para ganhar massa muscular. Essas pessoas obtêm melhores rendimentos em provas de atletismo, natação ou ciclismo.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

É recomendado que as pessoas ectomorfas aumentem a ingestão de calorias e proteínas na dieta, incluindo gorduras saudáveis, proteínas magras, vegetais, frutas, leguminosas e cereais integrais, que ajudarão no ganho de peso e massa muscular.

Dicas para ganhar massa muscular sendo ectomorfo
Atingir a hipertrofia não é uma tarefa fácil e requer disciplina e constância. Mas adotando alguns hábitos você pode atingir o seu objetivo. Dessa maneira, o mais importante é cuidar da alimentação.

Dieta de um ectomorfo. A dieta de um ectomorfo para ganho de massa muscular deve contar com um superávit calórico de 500 a 600 calorias, ou seja, deve-se ingerir de 500 a 600 calorias a mais do que a sua necessidade calórica diária. Confira aqui como calcular quantas calorias você deve consumir por dia.

O mínimo aceitável para ter bons resultados com treinos de força é de pelo menos 3 vezes na semana, com duração média de 20 a 60 minutos. E o descanso de 48 horas para o grupo muscular exercitado é muito importante para ajudar na recuperação muscular e desenvolver o músculo”, esclarece a treinadora Lira Bueno.

Já quem dorme pouco, não recebe toda essa carga hormonal que deveria. Portanto, procure dormir oito horas bem descansadas. Caso seja impossível, tente tirar um cochilo à tarde, depois do almoço. Cochilar à tarde também pode trazer benefícios do ponto de vista hipertrófico - ensina.

Procure dormir 8 horas bem descansadas. Caso seja impossível, tente tirar um cochilo à tarde. Cochilar à tarde também pode trazer benefícios do ponto de vista hipertrófico.

O que não pode faltar em um treino de pernas para ectomorfos!

  1. Primeiramente, a base! ...
  2. Aumento de força é muito importante. ...
  3. Prefira os exercícios multiarticulares. ...
  4. Em alguns momentos, faça mais treinos por semana. ...
  5. Adapte as variáveis e melhore seu condicionamento. ...
  6. Paciência e constância.

Treinos de força para ectomorfos:
Aposte em treinos com sobrecarga alta e muito descanso entre as séries (2-3 minutos) e entre os exercícios (5 minutos). Treine apenas 1-2 partes do corpo por dia para evitar gasto calórico excessivo. Tente realizar 5-10 repetições e 6-8 séries para cada exercício.