Quanto tempo um cachorro vira-lata fica vivo?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

15 anos

A expectativa de vida dos vira-latas, também chamados de cães sem raça definida (SRD) é de aproximadamente 15 anos. É difícil precisar o ciclo de vida deles, pois eles geralmente surgem a partir do cruzamento de diferentes raças de cachorros.

10 – 13 anos

Veja o exemplo:

  1. Cachorro até 9kg: Multiplique os dois primeiros anos por 12,5. A partir do terceiro ano, basta acrescentar de 4 a 5 anos.
  2. Cachorro de 10kg até 22kg: Multiplique os dois primeiros anos por 10,5. ...
  3. Cachorros a partir de 23kg: Multiplique os dois primeiros anos por 9.

Os 7 sinais de um cachorro idoso

  1. Pelos grisalhos. Em alguns cães, os pelos sofrem uma alteração de coloração, assim como em nós, humanos. ...
  2. Patas espessas. Outro sinal é a alteração nos coxins das patas, as almofadinhas. ...
  3. Perda dentária. ...
  4. Dificuldade de mobilidade. ...
  5. Letargia. ...
  6. Dificuldade de enxergar. ...
  7. Perda auditiva.

A cronologia canina segue mais ou menos assim: aos 2 anos, a idade equivale a 42 anos; aos 4 anos, 52; aos 7 anos, com idade equivalente a aproximadamente 60 anos para um homem, o envelhecimento desacelera bruscamente, tanto que aos 9 a idade equivale a 65 anos humanos.

Os Cachorros Vira Latas tendem a ter a saúde melhor do que a dos demais cães por serem mais resistentes. Diferentemente do que se acredita, essa resistência não é adquirida devido ao fato de já terem contraído doenças e terem se tornado imunes a elas (e nem todos os cães já moraram na rua, por exemplo).

A resposta para essa pergunta é bem simples: um cachorro vira-lata é sempre resultado do cruzamento de raças distintas ou entre cães sem raça definina. Geralmente, o resultado são misturas inusitadas, como o Yorkiepoo (Yorkshire e Poodle) e o Labsky (Labrador e Husky Siberiano).

Como saber se um cachorro é vira-lata ou não?

  1. Altura;
  2. Peso;
  3. Formato e tamanho das orelhas;
  4. Formato da cabeça e focinho;
  5. Cauda;
  6. Pelagem.

Estudiosos acreditam que os cachorros usam de seu instinto natural para se esconder e fugir quando pressentem a morte. Apesar de domesticados, esse ato é um dos resquícios do lado mais selvagem do animal.

Não é proibido enterrar o animal no quintal de casa ou em um terreno. Mas, é muito perigoso pois pode trazer riscos para você e toda a vizinhança. O corpo enterrado de forma desapropriada pode contaminar o solo e gerar o risco de proliferação de doenças.

Alguns pais se questionam se os cães sentem a morte de uma pessoa ou de outro pet. A verdade é que esse não é um sentimento particular dos humanos, dado que eles também sofrem com a perda de alguém muito querido. Isso mesmo, os cachorros sofrem luto!

Com mais de 30 anos, ele quebrou o recorde mundial de cachorro mais velho que já existiu. Esse título pertencia a Bluey, um Boiadeiro Australiano que viveu 29 anos e 5 meses entre 1910 e 1939. Confira a publicação do Guinness Book abaixo: Quais raças de cachorro mais combinam com você?

O 1º ano de vida de um cão de tamanho médio equivale a 15 anos humanos; O 2º ano para um cão equivale (em média) a cerca de 9 anos para um humano; E depois disso, cada ano humano seria aproximadamente 5 anos para um cachorro.

O problema é que nem todas as raças envelhecem na mesma velocidade e os cães envelhecem em ritmos diferentes de acordo com a etapa de suas vidas. Tendo isto em mente, a BBC criou uma calculadora que vai ajudar os donos de cães a descobrir a idade real de seu animal de estimação.

Justamente por ser um cão que não tenha uma carga genética exclusiva, o vira-lata é o resultado de uma seleção natural, por onde podem ter passado várias raças no passado. Os cães sem raça definida se tornam mais resistentes a alguns tipos de doenças. “Justamente pela mistura o vira-lata é mais resistente.

Acredita-se que o termo vira-lata tenha surgido do fato de que muitos deles costumavam (e costumam) viver nas ruas e que, na luta pela sobrevivência, era comum vê-los revirando latas ou sacos de lixo para encontrar alimento.