Quanto tempo um ar-condicionado de janela pode ficar ligado?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Muitos tem dúvida sobre quanto tempo o ar-condicionado pode ficar ligado. Apesar de grande parte das pessoas acreditar que o aparelho precisa de um tempo de 'descanso', não existe regra sobre isso.

Ligar e desligar com frequência, acarreta sempre no maior consumo, principalmente se for ficar fora por pouco tempo. A diferença brusca de temperatura ao começar trabalhar novamente, pois o aparelho terá de repor as perdas térmicas, aciona os picos de consumo do “liga e desliga”.

Podemos reforçar a orientação de ligá-lo uma vez ao mês, durante 30 minutos, mesmo nos períodos mais frios do ano. Pode colocá-lo tanto no modo 'ventilação' como 'refrigeração', o importante é deixar o produto funcionando por alguns minutos e movimentar o maquinário, fluidos e óleos pelo sistema.

O que pode fazer mal é o fluxo de ar direto no rosto e as temperaturas baixas demais, causando um desconforto térmico. Por isso, o local ideal do ar-condicionado faz toda a diferença. Evite colocá-lo em uma posição na qual o fluxo do ar vá diretamente para seu corpo.

Assim, ficar muito tempo em um ambiente fechado e com o ar-condicionado ligado pode piorar a coriza, congestão nasal e tosse, principais sintomas alérgicos relacionados a gripes e resfriados. Para evitar esse problema, é recomendado abrir o local e deixar a ventilação natural para renovar o ar.

Ou seja, seu tempo de duração é indeterminado, então você não precisa se preocupar com o fim do estoque. Teoricamente, a quantidade de gás que vem com o ar-condicionado deve ser suficiente para atender à demanda de refrigeração durante toda a vida útil do aparelho.

No modo ventilação, pode usar o ar-condicionado com janelas e portas abertas. Isso porque naquela operação, o equipamento de climatização funciona como um ventilador normal. Aliás, o aparelho ligado na função e as janelas e portas abertas ajudam na circulação do ar nos ambientes.

Como economizar energia elétrica ao usar o ar condicionado?

  1. Pare de deixar o ar gelado ir embora. ...
  2. Feche as persianas ou use cortinas blackout. ...
  3. Use a função smart. ...
  4. Use a função sleep. ...
  5. Use um ventilador. ...
  6. Dê preferência ao ar condicionado inverter. ...
  7. Mantenha a temperatura entre 20ºC e 24ºC.

Conclusão: ar-condicionado x ventilador
No quesito consumo de energia, podemos observar que o ar-condicionado gasta mais.

O acúmulo de sujeira, poeira, poluição e microrganismos como fungos e bactérias dentro do aparelho pode fazer com que ele gere odores desagradáveis quando está em funcionamento. Lembre-se que é necessário lavar o filtro a cada 30 dias em períodos de grande utilização do ar-condicionado.

O aparelho pode deixar de funcionar por motivos simples, como queda de disjuntor, queima de fusível, problemas na tomada ou na fiação. Analise se tudo está ok com estes itens e, se estiver, verifique se a temperatura do termostato está adequada e, se não estiver, é só ajustar.

Consumo de 17,6 kWh:
8 horas por dia / 20 dias no mês / 17,6 kWh com um produto de 9.000 BTUs e com a tarifa mais cara (0,706 R$/kWh): R$ 67,27.

Ar-Condicionado Split 9000 BTUs Ligado 24 Horas
Conforme o manual, o aparelho consome 17,1 kWh/mês.

Você sabia que um ar condicionado produz até 20 litros de água por dia?

Bom, segundo especialistas, a temperatura ideal do seu ar-condicionado fica entre 18ºC e 22ºC. É nessa temperatura que garantimos mais conforto térmico — sem que esteja muito quente, nem muito frio. Ou seja: é a melhor temperatura para que você tenha uma noite de sono com qualidade e sem desconfortos.

O consumo de energia elétrica sempre vai variar de acordo com o modelo e a marca do seu ar-condicionado ou ventilador. Porém, de uma forma geral, o ar-condicionado gasta mais energia – e quanto maior a capacidade de refrigeração do aparelho, maior será a conta a luz.

Os horários mais indicados para ligar o ar condicionado e economizar energia são durante a noite e nas primeiras horas da manhã, quando a temperatura ambiente costuma ser mais baixa.