Quanto tempo tomar Litocit?

Perguntado por: mesteves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A prescrição médica é de 1 comprimido ao dia durante 3 meses.

Litocit® deve ser administrado na dose inicial de 1 comprimido de 1080 mg, três vezes ao dia, ou 2 comprimidos de 540 mg, três vezes ao dia.

Litocit é indicado para pacientes que possuam problemas renais, tais como acidose tubular ou cálculos renais, sejam eles de oxalato de cálcio ou de ácido úrico.

Litocit® deve ser usado com cautela em pacientes com:
Doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca ou arritmias, pois esses pacientes são mais suscetíveis aos efeitos fatais associados às alterações de potássio no sangue; Doenças no fígado e doenças muito graves.

O remédio Litocit possui citrato de potássio monoidratado, do qual promove a alcalinização - que é o aumento do pH - da urina, diminuindo assim a possibilidade de formação de cálculos causados por sais de cálcio ou por ácido úrico.

LITOCIT® deve ser administrado na dose inicial de 1 comprimido de 1080 mg, três vezes ao dia, 2 comprimidos de 540 mg, três vezes ao dia, ou 1 comprimido de 1620 mg, duas vezes ao dia.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Beba mais água
Além do mais, o consumo de água pode ajudar na expulsão dos cálculos renais por meio das vias urinárias. É importante também lembrar que a quantidade ideal de água consumida varia conforme com o peso, é preciso consumir cerca de 35 ml para cada kilo.

Sim, é possível eliminar pedras nos rins sem a necessidade de medicação ou cirurgias. As pedras formadas de ácido úrico, por exemplo, podem ser eliminadas através do ajuste adequado na alimentação e utilização de medicações, como o alopurinol, que tem o poder de dissolver as pedras já formadas.

Melhor pH para dissolução do ácido úrico. Com pH urinário de 6,75, mais de 90% do ácido úrico é transformado em urato. Este sal é mais solúvel, minimizando assim o risco de precipitação do ácido úrico. Este regime pode dissolver cálculos preexistentes e prevenir a formação de novos cálculos.

Este composto tem efeitos colaterais como diarreia, náuseas, dores de estômago, sensação de formigamento nas mãos e nos pés, vômitos, batimento cardíaco irregular, fraqueza muscular severa, falta de ar, entre outros. Se você sofrer de algum desses sintomas, deve procurar atendimento médico imediatamente.

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.

Expelir a pedra dói como parto
Mito. A dor acontece enquanto a pedra ainda não conseguiu atingir a bexiga, deixando o ureter e o rim obstruídos. No momento da saída do cálculo da bexiga, já não há mais obstrução e não há dor.

Geralmente, as pedras nos rins com diâmetros que variam entre 1 e 5 mm e não provocam dores intensas podem ser eliminadas pelo organismo de maneira natural por meio do aumento da ingestão de água ou com a ajuda de tratamento medicamentoso.

Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada. A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante.

As queixas mais comuns são de desconforto abdominal, náuseas, vômitos, diarreia ou redução dos movimentos intestinais. Estes sintomas são consequência da irritação intestinal e podem ser aliviados administrando-se as doses durante as refeições ou lanches, ou pela própria redução da dose.

Cloridrato de Tansulosina melhora os sintomas urinários obstrutivos e aumenta o fluxo urinário máximo, pois diminui a obstrução ao fluxo urinário através do relaxamento da musculatura lisa na próstata e na uretra.

As frutas cítricas combatem o cálculo renal. Por isso, os sucos para eliminar pedra nos rins preparados com abacaxi, limão, laranja, tangerina, kiwi, acerola, romã, caju, ameixa e jabuticaba são recomendados para prevenir e tratar o problema.