Quanto tempo tem que tomar ácido fólico na gravidez?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

O fechamento completo do tubo neural ocorre na quarta semana de gravidez e é por isso que a suplementação com ácido fólico é necessária, pelo menos, até os três primeiros meses de gravidez.

O ácido fólico é importante para a formação do sangue, entre outras coisas, portanto, tomá-lo a partir do terceiro mes pode ser útil. Mas, na gestação, tem uma função importantíssima na construção do tecido cerebral do bebê, e isso é uma das primeiras coisas que acontecem, logo que o embriãozinho se inicia.

A falta de folato na alimentação pode levar a um tipo de anemia conhecido como anemia por deficiência de folato, cujos sintomas, como cansaço e fraqueza, são semelhantes aos da anemia por deficiência de ferro.

O primeiro trimestre de gravidez (momento da concepção até a 12ª semana) é um período de adaptação do corpo da mulher às mudanças da gestação. Também nesta fase, existem cuidados importantes que a mãe deve tomar para que o bebê possa crescer e se desenvolver de forma saudável.

Muitas mulheres não sabem qual é o melhor horário para tomar o suplemento de ácido fólico. De fato, não existe necessariamente um melhor horário para tomar ácido fólico, mas o indicado é tomar diariamente a dose recomendada por um médico cerca de 30 minutos antes da refeição principal (almoço).

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

O metilfolato, é a forma melhor absorvida do ácido fólico pelo nosso organismo, ou seja, após a ingestão de ácido fólico temos que transformá-lo em metilfolato, para que consiga realizar suas funções.

É o caso, por exemplo, de iniciar o uso do ácido fólico, um composto vitamínico do complexo B muito importante para o desenvolvimento neural do feto e que deverá ser tomado em todo o primeiro trimestre da gestação. E idealmente, iniciado três meses antes da gravidez.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

Os médicos concordam que a suplementação com vitaminas e minerais (especialmente o ácido fólico e o ferro) é imprescindível no início da gestação, mas isso muda após o parto. No puerpério, a conduta dos especialistas é indicar multivitamínicos para quem está amamentando, porque o gasto energético é muito alto.

Colestiramina e sulfonamidas podem interferir na absorção de Ácido Fólico.

O ácido fólico, ou vitamina B9, desempenha um papel importante para o feto e a mãe. De modo geral, sua suplementação é recomendada ainda antes da gestação (3 meses antes), quando a mulher decide engravidar. No pequeno, o nutriente atua na formação do tubo neural, prevenindo lesões e doenças congênitas.

Como posologia média sugere-se:
Com o fim de garantir um tratamento eficiente, com adequada reposição do estoque orgânico de ferro, recomenda-se continuar com a administração de Ferro + Ácido Fólico durante mais dois a três meses após o desaparecimento dos sintomas clínicos e a normalização da taxa hemoglobínica.

Da alimentação aos cuidados com a beleza, há dicas para viver da melhor forma este momento muito especial. Além desses cuidados, é recomendável durante a gestação e até o 3º mês após o parto o uso de sulfato ferroso, que é distribuído nas Unidades Básicas de Saúde.

O final do primeiro trimestre de gravidez (12ª semana), já traz certo alívio em relação aos riscos existentes. Esse é o período mais crítico. Quando a formação do feto está completa, resta apenas acompanhar seu crescimento.

1Fazer sexo no primeiro trimestre de gravidez é algo muito comum e que não oferece riscos para o bebê.

O momento de maior fertilidade vai do dia que antecede a ovulação até a ovulação, dia em que é liberado o óvulo. Dessa forma a maior probabilidade de engravidar ocorre por volta de 13 a 14 dias após o início da menstruação.

Continue a tomar ácido fólico todos os dias até a 12ª semana de gravidez1,2. Médicos podem recomendar o consumo de ácido fólico a todas as mulheres adultas justamente porque há muitos casos de gravidez não planejada.

A importância de seguir essa conduta é evitar complicações maternas e fetais. Dentre elas, são descritas na literatura, com alta qualidade metodológica: baixo peso ao nascer, anemia materna e deficiência de ferro.

Não é recomendado tomar vitaminas com nenhum alimento processado. O ideal é tomar com água. Estou tentando engravidar, já devo iniciar a suplementação com ácido fólico?

A deficiência de vitaminas e minerais durante a gestação pode gerar uma série de consequências para a mãe e também para o feto, incluindo diabetes gestacional, nascimentos prematuros ou até mesmo o desenvolvimento de complicações durante a infância e vida adulta.