Quanto tempo tem que ter de carteira assinada para receber o PIS?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Os trabalhadores da iniciativa privada precisam, ainda, ter tido a carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência.

Como recebo o PIS? Para ter acesso ao benefício é preciso estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos. Para Pessoa Jurídica, a atividade deve ter sido exercida durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2021.

Consultar o abono salarial do PIS/Pasep 2023 (ano-base 2021) já é possível. Para conferir se você tem direito ao benefício do Governo Federal, é preciso baixar o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Se você assinou a sua carteira até 31 de dezembro de 2016, então você vai ter cinco anos de inscrição no PIS/PASEP de 2023 referente ao ano-base de 2021. “'Assinei em 2016, mas não trabalhei até 2020, só fui trabalhar em 2021, tenho direito? ' Tem, porque você completou cinco anos de inscrição e trabalhou em 2021.

Para receber o Abono Salarial, proveniente do imposto PIS/Pasep, o trabalhador assalariado deve estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos; ter contrato em carteira de ao menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base (em 2023, considerado o ano de 2021); ter recebido média de até 2 salários mínimos durante ...

4. Quem tem direito ao abono salarial. Pessoas cadastradas no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base têm direito ao abono salarial. No caso do abono de 2023, o ano-base é 2021.

Trabalhadores que em 2021 receberam mais de 2 salários mínimos mensais, por exemplo, não têm direito ao PIS 2023. Conheça os critérios que habilitam o recebimento do abono: Estar cadastrado no programa PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.

Os créditos do Abono Salarial de anos anteriores também serão creditados na Poupança Social Digital? Sim. O Abono Salarial de anos anteriores disponibilizados no calendário 2023 poderá ser creditado em conta poupança social digital.

- Como saber se tenho direito ao abono salarial do PIS/Pasep 2023? - Como consultar meu número do PIS, NIS, NIT e Pasep? O valor do Abono Salarial pode variar entre R$ 110,00 e R$ 1.320,00 (valor do salário mínimo atual), conforme a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base, que é o de 2021.

O pagamento do Abono Salarial é realizado pela Caixa Econômica Federal (CEF) aos inscritos no PIS e pode ser feito por crédito em conta, por crédito pelo aplicativo Caixa Tem ou ainda em agências bancárias da Caixa.

Desse modo, caso o trabalhador complete as demais regras do abono e tenha começado a trabalhar em 2017, terá direito ao PIS.

Para isso, o cidadão pode consultar os aplicativos da Caixa (Caixa Tem ou Caixa Trabalhador). No primeiro, basta se cadastrar, realizar o login e ir na opção “Abono Salarial”, onde poderá acessar o saldo disponível para resgate e verificar o calendário de pagamento do ano de 2023.

O abono é destinado a mais de um milhão de trabalhadores que cumprem requisitos estabelecidos para receberem o dinheiro. Veja se você tem direito. Se você trabalhou entre 2016 e 2020, é possível que você tenha direito a receber o novo abono do PIS/Pasep, liberado pela Caixa Econômica Federal em outubro de 2022.

O calendário PIS 2022, referente ao ano de 2022, não está previsto para ser antecipado, o pagamento provavelmente ocorrerá no calendário PIS 2024. Isso ocorre por conta do atraso gerado pela pandemia da covid-19, fazendo com que o PIS ano-base 2022 tivesse uma distância de dois anos de seu período de recebimento.

O governo federal realizará amanhã (17) o pagamento do último lote do abono salarial PIS/Pasep em 2023. Neste grupo, estão incluídos os trabalhadores do setor privado nascidos em novembro e dezembro, além dos servidores públicos com número do Pasep terminado em 8 ou 9.

Também é possível consultar o PIS pelo telefone da central de atendimento do Ministério do Trabalho (158).