Quanto tempo tem que ficar de repouso depois da cirurgia bariátrica?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Pode deitar-se de lado ou em decúbito ventral ("barriga para baixo"); Pode dirigir automóvel, realizar suas atividades laborativas e retomar atividades sexuais assim que se sentir seguro; Evitar pesos e abdominais por 15 dias para cirurgia por vídeo e 45 dias para cirurgia laparotômica ("aberta");

Em geral, essa fase demora 30 dias. Durante seis semanas, o paciente também não deve fazer grandes esforços. Por outro lado, a recomendação não deve ser entendida como desculpa para não se movimentar. Pelo contrário, é essencial se manter ativo e fazer leves caminhadas.

Esse inchaço, geralmente, desaparece em torno de três semanas após a cirurgia plástica. Entretanto, podem existir casos específicos em que o inchaço leva até seis meses para sumir. O tempo para a recuperação do problema depende, majoritariamente, do tipo de procedimento e do local do corpo em que foi realizado.

Atividades físicas na fase pós-bariátrica
Após a realização do procedimento cirúrgico não é recomendado que o paciente mantenha repouso total. Portanto, o indicado é que ele permaneça na poltrona ao invés da cama, realizando pequenas caminhadas de maneira progressiva, contando com orientação e supervisão da equipe.

O consumo de água para manter a hidratação é muito importante para o paciente bariátrico. A agua deve ser ingerida lentamente em torno de 100 ml nos intervalos da alimentação sempre 20 a 30 minutos após as refeições.

O “período de ouro” da perda de peso em ambas bypass e GV são os primeiros 12 a 14 meses de pós-operatório. Onde a imensa maioria dos pacientes pós bypass perde cerca de 30% a 35% de seu peso total e aqueles no pós-operatório de GV perdem entre 25% e 30% de seu peso .

Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano). A cirurgia afeta ainda a produção do hormônio da saciedade, o que diminui a vontade de comer, mas a redução da capacidade é a principal responsável pelo emagrecimento.

O peso mínimo para realizar a bariátrica
Anteriormente, a resolução 2.131/15 determinava que o peso mínimo para a cirurgia bariátrica era de 123 quilos. Com a evolução das normas médicas, o peso mínimo passou a ser 108 quilos.

Em geral, é esperado que o paciente perca de 0,5 a 1 kg por semana. No entanto, isso pode ser aumentado ou diminuído com a mudança de hábitos alimentares e de exercícios físicos.

Fase 1 – 3 a 10 dias: Dieta Líquida Clara
Logo após a cirurgia, o principal objetivo da dieta é a reidratação e readaptação do trato digestivo e absortivo, que está muito sensível.

Fadiga, cansaço e fraqueza
Sentir fraqueza depois da Bariátrica não é normal. Se isso está acontecendo, é provável que alguma deficiência vitamínica esteja ocorrendo ou até mesmo uma baixa ingestão de água.

Na cirurgia bariátrica bypass gástrico em Y de Roux a pessoa perde em torno de 10% do seu peso no primeiro mês, já no segundo mês a perda média é de 6% do peso inicial. No terceiro mês a perda é de aproximadamente 4%, totalizando 20% do objetivo do tratamento.

Ao final do primeiro mês é possível diminuir de 8 a 12% do peso corporal. Isso significa que um indivíduo de 120 Kg terá perdido cerca de 12 Kg após um mês passado da realização da cirurgia.

A bariátrica intervém diretamente no estômago, visando tratar a obesidade e outras doenças associadas, como hipertensão arterial e diabetes. Após realizar a operação, a estimativa de tempo para que seu estômago se recupere é de 30 dias.

Isso acontece por dois motivos: ingestão inadequada de cálcio após a cirurgia bariátrica (seja pela intolerância a derivados do leite, redução no consumo de fontes proteicas que fornecem cálcio, ou baixa ingestão dos suplementos nutricionais) e má absorção do cálcio, especialmente nas técnicas cirúrgicas mistas, que ...

Ele atua como uma espécie de isolante térmico. A partir disso, após a cirurgia bariátrica e, consequentemente, a perda de peso, é como se a pessoa estivesse com menos proteção fazendo com que a sensação de frio seja muito maior do que antes de emagrecer.

Nos primeiros 3- 6 meses não se deve tomar bebidas alcoólicas nem gaseificadas ( água com gás e refrigerantes), pois o gás lhe causará a sensação de mal estar e “estufamento”, além de ocasionar náuseas e vômitos.

Trata-se de uma situação comum – e até esperada -, mesmo em pacientes bariátricos, que costuma acontecer após os primeiros 6 meses da cirurgia.

Realizada com anestesia geral, a bariátrica bypass é um procedimento relativamente rápido, durando em média 2 horas. Conforme explicado acima brevemente, esse tipo de procedimento promove a redução do tamanho do estômago diminuindo a sua capacidade.

Um estudo sobre cirurgia bariátrica descobre por que gordinhos que fazem a cirurgia de redução de estômago voltam a ganhar peso. Boa parte dos pacientes emagrece quando faz a cirurgia, depois volta a engordar, ganha quase todo o peso que perdeu.