Quanto tempo tem a raça humana?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os humanos anatomicamente modernos têm seu primeiro registro fóssil na África, há cerca de 195 mil anos, e os estudos de biologia molecular dão provas de que o tempo aproximado da divergência ancestral comum de todas as populações humanas modernas terá sido há 200 mil anos.

As evidências mais contundentes de que o Homo sapiens surgiu na África são fragmentos de ossos encontrados em Herto e em Omo Kibish, na Etiópia. O primeiro é um crânio com idade estimada em 160 mil anos e o segundo, um crânio de 195 mil anos.

Entre 200 mil e 100 mil anos atrás, os neandertais também se estabeleceram em Denisova e, conforme demonstrado anteriormente, trocaram material genético com os primos. No ano passado, foi divulgado que o genoma de uma criança apelidada de Denny, que viveu há mil séculos na região, carregava o DNA das duas espécies.

Segundo a dupla, haverá uma leve mudança em que as feições ficarão menores e a testa mais larga – isso para acomodar um cérebro maior. Assim como olhos maiores, que servirão para aqueles que habitarão planetas mais escuros (distantes do Sol).

O Big Bang é uma das teorias mais aceitas pela comunidade científica sobre a origem do nosso universo. Segundo essao nosso Universo atual teve origem em uma grande explosão por volta de 14 bilhões de anos atrás. Tudo se deu através de um ponto material muito pequeno, quente e extremamente denso.

A espécie de primata com características mais próximas das da espécie humana de que se tem notícia é a do Ramapithecus, que existiu há 13 milhões de anos. Foi sucedida pelo Australopithecus (cerca de 4 milhões de anos atrás), contemporâneo do Homo habilis, surgido há aproximadamente 2,3 milhões de anos.

Os cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés - o único outro hominídeo vivo - entre há 5 e 7 milhões de anos. Diversas espécies de Homo evoluíram e agora estão extintas.

Já o habilis é, até agora, considerado o mais antigo ancestral direto do Homo sapiens. Ele viveu antes do erectus e manteve-se apenas dentro da África. O novo estudo contesta a classificação, passando a considerar todos os fósseis dessa idade como indivíduos da espécie Homo erectus.

  • Primatas
  • Therapsida
  • Elpistostegalia

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

Homo sapiens surgiu 100 mil anos antes do que se pensava, aponta estudo.

A ocupação das Américas pelo Homo sapiens pode ter mais do que o dobro de tempo do sustentado pelas teorias tradicionais.

Há cerca de dez mil anos os seres humanos aprenderam a manipular espécies de plantas e animais, promovendo a chamada Revolução Agrícola. A ciência e a tecnologia empregadas para promover tal revolução foram determinantes para redirecionar os rumos da sociedade.

Costas curvadas, mãos de garra e uma segunda pálpebra são algumas evoluções de Mindy, o ser do futuro. A presença da tecnologia no cotidiano da população traz uma série de benefícios, como a maior facilidade na comunicação e no acesso à informação, porém leva a impactos na saúde que já se tornam perceptíveis.

Grandes mudanças no corpo dos humanos no futuro
Dessa forma, as costas podem ficar extremamente curvadas. Problemas nos quadris também podem aparecer tendo em vista o excesso de tempo em que as pessoas costumam ficar sentadas em frente ao computador. Os braços e mãos também podem passar por mudanças significativas.

O mundo de 2050 terá muito mais idosos e menos natalidade. Naquela data, o número de pessoas com mais de 65 anos nos países em desenvolvimento terá aumentado 250% em relação a 2010 e haverá 10 vezes mais pessoas com 100 ou mais anos em todo o mundo.

Ushuaia na Argentina, é conhecida como a cidade do fim do mundo, por ser a cidade mais austral do planeta (mais ao sul).

Jericó

1. Jericó (Cisjordânia) Desde quando existe: 9.600 – 9.000 a.C. Jericó é considerada a cidade mais antiga do mundo que ainda é habitada.

Ano em que a tradição cristã (católica) situa a anunciação de Maria. Ao ano 1 a.C. segue-se o ano 1, pois não houve ano zero.

Quais os macacos mais parecidos com os seres humanos? O homem faz parte da superfamília de primatas chamada Hominoidea, que inclui somente grandes macacos, como o gibão (um símio do sudoeste asiático), o orangotango, o gorila e o chimpanzé.