Quanto tempo sobrevive o gameta Y?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Assim, a janela fértil, período em que a mulher tem mais chances de engravidar, deve considerar o possível tempo de sobrevida dos espermatozoides, de pelo menos 3 dias, e do óvulo, de 24 horas. Observar esse intervalo é importante tanto para as tentantes quanto para as mulheres que querem evitar a gravidez.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

“O espermatozoide é produzido nos testículos, mantido no epidídimo e geralmente está ali há cinco ou sete dias. Já no espaço vaginal, sobrevive por algumas horas, já que o ambiente ali é muito ácido, o que os destrói em pouco tempo”, explica Eliano.

Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual. A união entre os gametas masculino e feminino gera uma célula primordial (zigoto), cujo núcleo é formado pela fusão dos pronúcleos do óvulo e do espermatozoide, que contêm, cada um, metade do material genético de um ser humano.

Pode ocorrer fecundação no mesmo dia da relação? Sim! Sabe-se que o espermatozoide pode chegar às trompas cerca de 90 segundos após a ejaculação. Nesse sentido, se a mulher tiver ovulado naquele dia, a fecundação, ou seja, o encontro dos gametas ocorre imediatamente.

A forma mais comum de saber quando ocorreu a concepção é por meio da data da última menstruação. A fertilização, em geral, acontece duas semanas após o primeiro dia do sangramento.

"Todo o processo de produção e amadurecimento dentro do corpo masculino dura até 74 dias, mas a média habitual é de cerca de 9 semanas (63 dias)", dizem os pesquisadores da Universidade Aberta.

Ele lembra que, em média, a profundidade do órgão sexual é de 8 cm, alcançando até 15 cm quando estimulado. Mesmo assim, ressalta que, para a maioria das mulheres, a área de maior sensibilidade está localizada na parte anterior, nos primeiros 5 cm do canal vaginal.

Sim. Embora a chance seja menor devido à quantidade reduzida, esse fluido pode conter espermatozoides; logo, há possibilidade de gravidez.

Resposta: Não. Os espermatozoides sobrevivem no organismo da mulher cerca de 36 a 72 horas. Portanto, se tiver relações sexuais em dias alternados durante o período fértil já é o suficiente para se engravidar.

Incluindo o dia da ovulação. É nesse período que o óvulo maduro é liberado dos ovários, podendo ser fecundado. Por isso é preciso saber que o período fértil compreende os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, que geralmente ocorre no meio do ciclo.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

A menstruação é a descamação do endométrio. Portanto, logo após a menstruação não há chance de engravidar pois o endométrio não estará receptivo para óvulo fecundado.

Ovulação é quando um óvulo é liberado de um ovário. Esse óvulo sobrevive por até 48 horas antes de não poder mais ser fertilizado pelos espermatozoides. Esse curto período pode ser considerado o período da ovulação.

Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.