Quanto tempo segurar o espaçador?

Perguntado por: rguedes5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Disparar o jato e iniciar imediatamente uma inspiração pela BOCA, de forma LENTA e PROFUNDA. Retirar o espaçador da boca e segurar a respiração por pelo menos 10 segundos ou pelo tempo que suportar.

EXEMPLO: Se prescritos 4 jatos, a cada 20 minutos por 3 vezes: deve ser feito todo o processo acima descrito por 4 vezes a cada jato. Ao final do quarto jato, aguardar 20 minutos e repetir todo o procedimento por 3 vezes.

7) Mantenha o espaçador na boca e inspire mais 3 ou 4 vezes (para adulto), 4 a 6 vezes (para crianças), ou cerca de 10 a 20 segundos.

Adultos, 4-10 puffs a cada 20min, preferencialmente com espaçador. Crianças: 1 puff / 2-3Kg a cada 20 min, preferencialmente com espaçador.

Recomenda-se o uso de Aerolin® Xarope. Crianças de 6 a 12 anos: 1 comprimido de 2 mg (2 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas. Crianças acima de 12 anos: 1 comprimido de 2 ou 4 mg (2 a 4 mg de salbutamol) 3 ou 4 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou de 6 em 6 horas.

A criança deve estar em pé ou sentada e se estiver deitada, fazer a bombinha com a cabeceira elevada! Deve-se agitar vigorosamente a bombinha antes de fazer cada aplicação, para que a medicação seja liberada (ver imagem que mostra o funcionamento interno de uma bombinha).

Por que usar o espaçador? Diminui a deposição da medicação na orofaringe: como bochecha, céu da boca e gengiva, evitando efeitos adversos como: boca seca, aftas e “sapinho”. Com o espaçador ocorre uma maior deposição das partículas inaladas nos pulmões, permitindo melhor absorção e garantindo tratamento mais eficaz.

Então toda vez que o paciente fizer uma inalação com um medicamento que tem corticoide na sua composição ele precisa enxaguar muito bem a boca, fazer gargarejo e cuspir essa água. Além do sapinho tem algumas bombinhas que, se o paciente não faz o enxague, podem causar tosse e rouquidão.”

Aerolin® xarope tem uma duração de ação de 4 a 6 horas na maioria dos pacientes. Posologia Adultos: A dose usualmente eficaz é de 4 mg de salbutamol (10 mL de xarope) 3 ou 4 vezes ao dia. Caso não se obtenha a broncodilatação adequada, cada dose pode ser gradualmente aumentada para até 8 mg (20 mL de xarope).

Use um broncodilatador de ação rápida, mais frequentemente em bombinha, de 2-4 jatos por vez, com pausa de 30 segundos entre as doses. Aguarde o efeito da medicação por até 30 minutos.

Dessa forma alivia o aperto no peito, o chiado e a tosse, permitindo que você respire com mais facilidade. O tempo para início de ação do Aerolin® solução para nebulização é cerca de 5 minutos. Os efeitos do salbutamol duram em torno de 4 a 6 horas.

Você deve trocar esse dispositivo sempre que houver sujeira visível que não possa ser removida, ou a cada 3 meses”, informa a pneumologista Vanessa Cristina Hartmann.

Recomenda-se a higienização do espaçador ao menos uma vez na semana. Para isso desmonte-o em uma vasilha com água e algumas gotas de detergente, enxague em água corrente e deixe secar ao natural. Não utilize esponjas ou buchinhas, estas podem favorecer a deposição da medicação no corpo do espaçador!

Para testar seu inalador adequadamente, retire a latinha da medicação da capa de plástico e coloque-a em uma vasilha com água. Quando o dispositivo está cheio ele afundará na água, e quando vazio boiará, como mostra a figura.

O uso de Aerolin Spray não deve exceder quatro vezes ao dia. A necessidade do uso de qualquer terapia suplementar ou do aumento súbito de dose indica agravamento da asma. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Alguns sinais são indicativos de emergência para o paciente com asma:

  • tosse intensa;
  • chiado no peito;
  • pulsação rápida;
  • dificuldade para respirar;
  • fadiga em atividades leves;
  • dor, aperto ou pressão no peito. 2,3

Apesar de parecer só uma bomba que leva ar ao pulmão, o aparelho contém corticoide, medicamento que tem ação anti-inflamatória, muito útil no controle da asma.

Os efeitos colaterais mais frequentes são leves: tosse, rouquidão e irritação na garganta.