Quanto tempo se deve andar por dia?

Perguntado por: omota . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Uma meta razoável é caminhar por 30 minutos, pelo menos quatro ou cinco vezes por semana, para se obter o máximo de benefícios de um programa de caminhada. Uma pessoa de 68 kg, andando entre 5,6 a 6,4 quilômetros por hora pode esperar para queimar cerca de 300 calorias.

Protege contra derrames e infartos. Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infarto. "Os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando há alguma obstrução.

Caminhar 5km por dia pode reduzir mortalidade em até 70%

O movimento do pé! Qual é a diferença entre a forma de andar no nosso dia a dia e a forma de andar quando se pratica caminhada? O movimento do pé! No primeiro caso, a caminhada é inconsciente, enquanto que no segundo caso ela é praticada de forma totalmente controlada.

Um estudo publicado no JAMA Psychiatry descobriu que uma hora de caminhada pode reduzir o risco depressão maior em 26%, além de melhorar o humor.

A perda de calorias é de em média 400 calorias por hora. Ela trabalha os músculos de diferentes regiões: quadríceps, posterior da coxa, panturrilha e glúteos. A caminhada também é um exercício aeróbico que, aliado a uma alimentação adequada, ajuda a emagrecer. Em 1 hora é possível queimar de 300 a 400 calorias.

Melhora a circulação
Após caminhar por aproximadamente 40 minutos, a tendência é que a sua pressão arterial reduza nas próximas 24 horas. Isso corre graças ao aumento do fluxo de sangue durante a atividade, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam e, consequentemente, diminuam a pressão.

Fazer uma caminhada pela manhã aumentará sua frequência cardíaca e fluxo sanguíneo, além de despertar seu sistema nervoso. É também a oportunidade perfeita para se concentrar na respiração, o que ajuda a melhorar os níveis de oxigenação e energia.

Aqui novamente a corrida ganha da caminhada. Como a corrida condiciona mais, também leva a maior queima de calorias. Isso tem a ver com a intensidade da atividade, que contribui para acelerar o metabolismo. É claro que para que isso aconteça também é importante cuidar da alimentação.

Caminhada em jejum faz emagrecer mais rápido
Verdade! A prática de atividade física aeróbica em jejum auxilia no processo de emagrecimento, porque a fonte de energia usada é a gordura acumulada no corpo. Desse modo, é possível queimar gordura e aumentar o gasto calórico.

Um caminhante padrão, já acostumado a fazer trilhas, consegue vencer cerca de 400 metros por hora, em subida. Pessoas iniciantes ou crianças sobem aproximadamente 300 ou 200 metros por hora.

Assim, a velocidade confortável de andar é da ordem de 1,0 m/s, ou 3,6 km/h, velocidades bem típicas para seres humanos.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

150 kcal

O gasto calórico é grande, mas não vai adiantar nada se o corredor não cuidar da alimentação junto. Calorias gastas em 30 minutos de caminhada ou corrida: Entre 150 kcal e 300 kcal, dependendo da intensidade da corrida, sendo 150 kcal em ritmo de caminhada e 300 kcal num rimo de corrida de cerca de 10 km/h.

Os músculos da parte inferior do corpo são os mais usados durante uma caminhada – glúteos, isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas são os principais, diz Boyle. Você também usará os músculos do braço ao balançar os braços; e seu núcleo, ombros e parte superior das costas são ativados para ajudá-lo a manter a postura.