Quanto tempo RPG faz efeito?

Perguntado por: evilela4 . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os resultados normalmente começam a aparecer a partir da terceira ou quarta sessão, tendo incidência de sucesso em quase 100% dos casos atendidos.

A sessão de RPG dura cerca de uma hora e deve ser feita uma vez por semana. A duração do tratamento varia de acordo com os problemas de cada paciente. O tratamento é indicado para todas as faixas etárias.

O RPG costuma ser realizado de uma a duas vezes na semana, com cerca de uma hora de duração, sempre considerando o tipo de problema apresentado pelo paciente. É importante, em alguns casos, aumentar a frequência, como no caso de pessoas que apresentam dores agudas.

Diferentemente do Pilates, que cuida do realinhamento corporal e funciona também como método estético, a RPG é recomendada às pessoas que apresentam assimetrias posturais consideráveis e, consequentemente, dores decorrentes da má postura.

Segundo orientação e recomendação do Conselho Federal uma sessão de RPG atualmente está no valor de no mínimo de R$104,00 por sessão.

O método consiste na realização de exercícios posturais e de alongamento para promover o fortalecimento muscular. O tratamento com RPG visa tratar toda a postura da pessoa, dos pés à cabeça. Além disso, promove o equilíbrio dos músculos responsáveis pelo posicionamento do corpo.

Para quem a RPG é indicada? A Reeducação Postural Global é indicada para todo o tipo de pessoa, especialmente para aquelas que buscam ter uma melhor postura e percepção corporal, visto que a técnica também tem por objetivo, prevenir problemas que podem comprometer a funcionalidade.

Benefícios da RPG: Correção dos vícios de posturas inadequadas; melhora o aspecto estético e preventivo da má postura; alívio de dores na coluna; correção dos desvios posturais; atua na prevenção e tratamento de hérnia de disco; melhora da conscientização corporal; fortalece e alonga os músculos melhorando a respiração ...

Estou com crise de dor na coluna, posso fazer RPG? Depende do tipo de dor, devendo ser diferenciada problemas de origem muscular ou nevrálgicos. A partir dessa análise, poderá será iniciado tratamento com RPG ou se fazer necessária avalição médica prévia.

Sendo assim, podemos concluir que o RPG trataria questões de dores agudas e inícios de tratamento onde ênfases específicas em determinadas regiões do corpo são necessárias, enquanto que o Pilates é recomendado para a boa manutenção do corpo com fortalecimento muscular e equilíbrio geral, após esse trabalho inicial mais ...

“Quando associamos o RPG com o Pilates temos um trabalho completo de tratamento da dor, correção postural, equilíbrio musculoesquelético, melhora da respiração, prevenção de novas lesões ou mesmo recidivas de má postura”, destaca Mirella.

Apesar do profissional admitir que a musculação pode, sim, causar problemas de postura e dores musculares, ele também comenta que a atividade pode ser complementada a RPG e que esta combinação, inclusive, é altamente recomendada para os atletas.

O RPG trata diversas doenças ortopédicas e alterações posturais. Alguns exemplos são: pés planos/cavos, ou na coluna como hipercifose, hiperlordose, escoliose, até patologias articulares, reumáticas (artrite), neurológicas (hérnia de disco), e doenças respiratórias (asma/bronquite).

Como corrigir a postura corporal

  1. Praticar exercícios regularmente, para manter os músculos devidamente fortes;
  2. Ter consciência corporal e fazer pequenos ajustes ao longo do dia;
  3. Ao sentar, garantir que senta sobre o ossinho do bumbum e manter as costas apoiadas na cadeira e os pé no chão, sem cruzar as pernas.

“A exemplo de outras técnicas, como RPG e acupuntura, a quiropraxia é mais uma ferramenta à disposição do fisioterapeuta. A diferença é que a recuperação é mais rápida e eficaz.

Dessa forma, o pilates é considerado um método bem mais completo, pois mantém os mesmos resultados do RPG e ainda traz harmonia e beleza corporal. Por isso, ele pode ser a solução que você procura, sendo um tratamento fisioterapêutico amplo que permite que seu organismo seja trabalhado como um todo.

O plano de saúde cobre RPG? Como mencionamos no tópico anterior, o tratamento de RPG é um tipo de fisioterapia. Considerando esse fator, o plano de saúde deve, sim, cobrir as sessões de RPG. Uma das razões que sustenta a obrigatoriedade é a presença do procedimento no rol de coberturas básicas da ANS.

Os principais exercícios de RPG são:

  • Rã no chão com braços abertos.
  • Rã no chão com braços fechados.
  • Rã no ar com braços abertos.
  • Rã no ar com braços fechados,
  • Em pé contra a parede,
  • Em pé no centro,
  • Sentado com inclinação anterior.
  • Em pé com inclinação anterior.