Quanto tempo pro ovo de mosca vira larva?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

24 horas

A fêmea coloca seus ovos (algumas centenas) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo e outros locais ricos em substâncias orgânicas em decomposição. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas. No primeiro estágio, ela mede cerca de 2 mm de comprimento e no terceiro de 10 a 14 mm.

Assim, além da sujeira transportada pelas patas das moscas, ainda é possível, ao consumir um alimento por onde ela esteve, ingerir ovos que as fêmeas botam e que, depois de 8 a 24 horas, eclodem se formando larvas.

O que fazer? Se você comeu carne e depois reparou que havia nela ovos de mosca, é provável que tenha ingerido alguns ovos de mosca varejeira. O que deve fazer, imediatamente, é procurar um médico, que provavelmente irá receitar alguns vermífugos para expulsar as larvas que já possam ter eclodido dos ovos.

Berne, miíase ou bicheira é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos.

Como nascem as moscas
O ciclo de vida das moscas começa com a fase dos ovos, por isso podemos dizer que esses insetos são ovíparos, ou, pelo menos a maioria deles. Um pequeno número de moscas são ovovivíparas, quer dizer, os ovos explodem dentro das fêmeas e as larvas costumam sair de maneira direta durante a posta.

A mosca varejeira vive, aproximadamente, de 10 a 30 dias. Seu ciclo de vida passa por 4 fases: ovo, larva, pupa e adulto. Elas depositam seus ovos sobre tecidos lesionados de hospedeiros e em carnes/alimentos em decomposição.

Caso o caso seja de tamanha gravidade, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico. Ele, provavelmente, receitará alguns vermífugos para que as larvas e ovos sejam expulsos do corpo. Se você ver que uma mosca pousou na sua comida, não apenas abane e coma. Jogue fora, porque o risco pode ser grande.

As moscas são atraídas por dois motivos: Matéria orgânica: lixos em decomposição, como restos de comida e fezes; Umidade: ambientes com água parada ou incidência de mofo também atraem as moscas para dentro de casa.

Cada mosca fêmea põe cerca de 700 ovos (6 baterias de 100 a 150 ovos) em não mais de dois dias após a cópula. Procura matéria orgânica em decomposição para depositá-los (fezes animais ou humanas, lixo doméstico, etc.). A mosca passa por quatro fases distintas em sua vida: ovo-larvas-pupa-adulto.

Normalmente a fase larval dura de 4 a 6 dias e há três fatores que influenciam sua duração: nutrição, umidade e temperatura. Em um quilo de esterco podem desenvolver-se até 10.000 moscas. Quando a larva está completamente desenvolvida, procura um lugar mais seco, geralmente são as bordas da camada de esterco.

As especialistas dizem, entretanto, que o melhor a se fazer é se livrar do alimento em que a mosca pousou. Primeiro porque não dá para ter certeza de que sua estadia por ali foi breve e, segundo, por não saber por onde o inseto andou e que tipo de patógenos ela trouxe em seu diminuto ser.

Se isso acontecer, você precisa descartar o alimento. Isso mesmo, esse inseto carrega diversos componentes, como bactérias, fungos, vírus e ovos de vermes, já que se alimentam de material orgânico em decomposição, principalmente de fezes.

A saliva das moscas possui substâncias que fragmentam o alimento até que ele fique líquido o suficiente para ser ingerido. Enquanto comem, as moscas também podem defecar ou, caso for uma fêmea, podem depositar ovos.

A miíase é definida como a infecção ou infestação de humanos e animais vertebrados vivos por larvas de dípteros, que eventualmente alimentam-se de tecido vivo ou morto do hospedeiro5. Clinicamente, as miíases são classificadas de acordo com a sua localização anatômica. Podem ser cutâneas, cavitárias e intestinais.

Mas em alguns casos bem particulares, sim. A ingestão dos ovos de algumas espécies de mosca por humanos ou animais pode causar a Miíase, uma doença que se dá a partir do desenvolvimento das larvas de moscas em alguma parte do corpo da pessoa ou animal que ingeriu os ovos.

Sintomas da Miíase
Tudo depende do local que a mosca pousar. No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na ele.

Algumas espécies de moscas colocam seus ovos em outros insetos ou em objetos que podem entrar em contato com a pele das pessoas. Algumas moscas depositam seus ovos em uma ferida ou próximo a ela. Os ovos eclodem e se tornam larvas, que são parasitas que podem penetrar na pele.

Essas moscas pequenas se reproduzem em ralos, vasos de flores úmidos, latas de lixo, frutas amadurecidas ou perto de áreas molhadas criadas por vazamentos hidráulicos.

Agora, se você está se perguntando o que acontece se alguém engolir, acidentalmente, os ovos ou as larvas das moscas, fique sabendo que a resposta não é nada animadora. Na verdade, as larvas podem se hospedar no intestino ou no cólon e começarem a se alimentar dos tecidos do corpo, provocando lesões e infecções.