Quanto tempo posso usar Ozempic para emagrecer?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A bula de Ozempic diz que a medicação deve ser utilizada uma vez por semana, no mesmo dia toda semana, se possível. É possível aplicar a injeção a qualquer hora do dia, independentemente das refeições.

O Ozempic emagrece? Tecnicamente, o Ozempic não provoca o emagrecimento. A medicação tem como princípio ativo a semaglutida, substância análoga ao hormônio GLP-1, que o intestino produz quando a pessoa ingere alimentos.

Dieta durante o tratamento
A redução das porções é uma das indicações da fabricante Novo Nordisk para diminuir efeitos colaterais durante o tratamento com Ozempic. Evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas também pode ajudar a controlar a sensação de enjoo causada pelo remédio.

Ele destaca que a suspensão do uso deve ser feita com acompanhamento profissional em um processo popularmente conhecido como desmame. Em entrevista ao Metrópoles, o especialista apontou quais são os cuidados indispensáveis para evitar o reganho de peso após o uso do medicamento e como é o processo de desmame.

Em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.500 calorias. Portanto, o cálculo funciona assim: para perder dois quilos por semana (7 mil calorias), você deve perder 1.000 calorias por dia.

Os efeitos colaterais do Ozempic mais comuns são sintomas gástricos, como diarreia, náuseas e vômitos, constipação, refluxo, gases e sensação de saciedade. No entanto, esses efeitos tendem a passar com o uso.

Então quem não é diabético não pode tomar Ozempic? Apesar de ter aprovado a medicação no Brasil para diabetes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não autorizou o uso de Ozempic especificamente para emagrecer em pacientes que não têm diabetes.

O Ozempic é um medicamento injetável eficaz para o tratamento da diabetes tipo 2. Recentemente, a fabricante, a farmacêutica Novo Nordisk, lançou o Rybelsus, um comprimido antidiabético.

A endocrinologista acrescenta que, como o Ozempic age diminuindo a saciedade, ao parar de tomá-lo, a fome volta ao normal e o paciente recupera o apetite. Ela reforça que é importante buscar uma mudança de hábitos de vida durante o tratamento para prevenir o efeito rebote.

A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, emagreceu de 8 a 10 quilos com redução de carboidratos e o uso do medicamento Ozempic. O Ozempic, droga aprovada para o tratamento do diabetes tipo 2, se popularizou nos últimos tempos após estudos e relatos de usuários associarem seu o uso à perda de peso significativa.

Você pode aplicar a injeção a qualquer hora do dia – independentemente das refeições. Para ajudá-lo a lembrar de injetar Ozempic® somente uma vez por semana, recomenda-se anotar o dia da semana escolhido (por exemplo, quarta-feira) na caixa. Você também pode escrever a data na caixa sempre que injetar Ozempic®.

Enquanto estava usando Ozempic, seu apetite havia praticamente sumido. É um efeito colateral comum do fármaco, autorizado inicialmente para tratar a diabetes e que agora está sendo usado "off-label" (para finalidades não contidas na bula) para emagrecimento.

O endocrinologista Diego Bandeira lembra que a alimentação sempre vai ser a base dos tratamentos contra a obesidade e o sobrepeso. “Existem pessoas que não vão ter benefícios com o Ozempic e vão necessitar de outro método. Independente da forma, a alimentação sempre vai ser a base”, pontua.

Médica esclarece se interrupção de uso provoca efeito rebote. Quando o assunto é emagrecer, uma dieta balanceada aliada à prática de exercícios físicos costuma ser o método mais recomendado.

Prefira alimentos in natura
Olhando para o prato e para os lanchinhos durante o dia, “incentivamos a ingestão principalmente de alimentos ricos em nutrientes, como vegetais, frutas e grãos integrais”, afirma a nutricionista.

Para perder 20 kg em dois meses, você precisa eliminar aproximadamente 2,5 kg por semana e queimar 2.500 calorias além do que você consome por dia. Um ritmo saudável de emagrecimento é perder de 500 g a 1 kg por semana, o que exige gastar de 500 a 1.000 calorias a mais do que você ingere.

A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é por uma avaliação física, é ela que, através das medições das dobras cutâneas ou pela bioimpedância, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Usuários do medicamento com semaglutida relatam desde diarreia até a perda da vontade de comer doces, frituras e ingerir bebidas alcoólicas.

OZEMPIC DIÁRIO
Entre as dúvidas, uma tem sido bastante comum: “O uso do ozempic pode ser diário?”. A médica endocrinologista Priscilla Mattar, diretora médica da Novo Nordisk, responde. “O resultado que temos de educação e segurança estão baseados na utilização semanal.