Quanto tempo posso tomar Cimetidina?

Perguntado por: ugois5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

O tratamento deve ser administrado inicialmente por pelo menos 4 semanas (6 semanas na úlcera gástrica benigna e 8 semanas na úlcera recebendo tratamento de longo prazo com anti-inflamatórios). A maioria das úlceras já estará cicatrizada após esses períodos.

Mecanismo de Ação: Cimetidina inibe competitivamente a ação da histamina nos receptores H2 das células parietais, reduzindo a secreção ácida gástrica durante o dia e em condições basais noturnas, mesmo quando estimulada por alimentos, insulina, aminoácidos, histamina ou pentagastrina.

Nós concluímos que o omeprazol é superior a cimetidina para o alívio de todos os graus de azia na DRGE, ou não o paciente tem inequívoca esofagite endoscópica.

Para pacientes com úlcera gástrica benigna ou duodenal, recomenda-se dose diária única de 800mg (4 comprimidos de 200mg ou 2 comprimidos de 400mg) ao deitar. Nas outras indicações, a dose usual é de 400mg (2 comprimidos de 200mg ou 1 comprimido de 400mg) 2 vezes ao dia - no café da manhã e ao deitar.

Em cumprimento à mesma resolução, comunicamos que a fabricação do medicamento LAFEPE CIMETIDINA® foi descontinuada definitivamente pelo Lafepe devido à sua exclusão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

Outros esquemas posológicos eficazes são de 200 mg três vezes ao dia, às refeições, e 400 mg ao deitar (1,0 g/dia). Se esse esquema for inadequado, pode-se usar 400 mg quatro vezes ao dia (1,6 g/dia), também às refeições e ao deitar.

Na profilaxia da Síndrome de Mendelson a cimetidina e a ranitidina são os antagonistas H2 mais utilizados. Atualmente a ranitidina parece ser uma melhor opção quando comparada à cimetidina, em virtude de sua maior potência, maior duração de ação, meno- res efeitos adversos e menor interação medica- mentosa.

O uso de inibidores da bomba de prótons (omeprazol, por exemplo) e de antagonistas do receptor H2 da histamina (cimetidina, por exemplo) pode levar à deficiência de vitamina B12 no organismo, o que em alguns casos pode desencadear demência.

Cimetidina comprimido revestido deve ser utilizada por via oral. Este medicamento pode ser administrado tanto com alimentos como sem eles (de estômago vazio).

Dosagem e Administração: A cimetidina é geralmente administrada com as refeições ou à noite, conforme prescrito pelo médico.

Para reduzir a degradação dos suplementos de enzimas pancreáticas, de 800 a 1.600 mg ao dia podem ser administrados, de acordo com a resposta individual, divididos em quatro doses, de 60 a 90 minutos antes das refeições.

Há algum estudo que indique que eles são melhores? O omeprazol e o pantoprazol fazem parte de um grupo de medicamentos chamados inibidores de bomba de prótons. Sua função é diminuir a produção do ácido liberado no estômago, e usado na digestão dos alimentos.

Chá de camomila, água de arroz e espinheira-santa são alguns exemplos de remédio para gastrite.

No refluxo gastroesofágico (quando o ácido do estômago sobe e entra no esôfago ), seu médico poderá indicar tratamento com 400 mg de cimetidina, 4 vezes ao dia (às refeições e ao deitar), por 4 a 8 semanas, para curar a esofagite (inflamação do esôfago ) e aliviar os sintomas associados.

A administração concomitante de drogas anticolinérgicas pode ser antagônica ao efeito antidispéptico da domperidona. A biodisponibilidade oral da domperidona é diminuída pela administração prévia de cimetidina ou bicarbonato de sódio.

A dose recomendada de Famotidina é de um comprimido de 40 mg/dia, ao deitar.

Cimex-Retard, Duomed, Etidine, Gastrodine, Prometidine, Stomakon, Tagamet, Ulcedine, Ulcenon, Ulcimet, Ulcitrat.

Diversas pesquisas apontam que tanto o Omeprazol – o mais famoso dos IPBs – quanto os demais medicamentos da “família zol” (Pantoprazol, Exomeprazol, Lansoprazol, Dexlansoprazol e Rabeprazol) possuem o mesmo mecanismo de ação e são equivalentes com relação ao efeito e tempo de duração do tratamento – normalmente, entre ...