Quanto tempo posso ter relação depois de tomar anticoncepcional Injetavel?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

3. Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

Não recomende o uso de compressas, nem quentes nem frias. Elas podem acelerar ou retardar a absorção do medicamento aplicado.

O primeiro ciclo, tanto com a pílula oral como com injetáveis, deve ser preservado por haver ainda o risco de gravidez. À partir do segundo ciclo com uso contínuo, a mulher já estaria protegida de engravidar.

Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Quanto ao momento do uso da pílula, ele está correto, deve ser feito até 72h após a relação desprotegida, sendo mais eficaz nas primeiras 24h, como você fez. Ou seja, fique tranquila, dificilmente você engravidou nessa relação.

E depois de quanto tempo estou oficialmente protegida? Isso depende da data de início do uso da pílula! Em geral, quando começa no primeiro dia da menstruação, a maioria dos contraceptivos têm em bula que o efeito é imediato.

Se a mulher esqueceu de tomar duas ou mais pílulas da cartela e teve uma relação sexual desprotegida neste período, ela deve usar a pílula de emergência e seguir as recomendações dos itens 1, 2 e 3.

Segundo a coordenadora, as chances de uma mulher engravidar mesmo usando um método anticoncepcional injetável são de 0,3%. O Contracep também está sendo investigado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a dra. Rebeca Gerhardt, o único método contraceptivo que pode provocar ganho de peso a longo prazo, segundo comprovação científica, é a injeção trimestral.

Anticoncepcionais injetáveis
Efeitos colaterais como ganho de peso e inchaço são comuns às mulheres que optam por esse método, é frequente a região onde a aplicação ocorreu ficar dolorida. Além disso, esse método costuma reduzir cólicas e o fluxo menstrual.

Será que é possível engravidar tomando anticoncepcional? E para surpresa de quem usa esse método bem eficaz a resposta é sim! Quem toma anticoncepcional pode sim engravidar1. Claro que quem toma religiosamente em dia e tem condições normais de saúde não engravida com anticoncepcional.

Você vai visualizar uma gota de sangue escorrer do local da injeção. Não se trata de um erro e é totalmente imprevisível! Sempre faça uma leve pressão no local para estancar o sangramento (cerca de 30 segundos é suficiente)). Por outro lado, não se deve massagear o local.

Quando o assunto é o que corta o efeito do anticoncepcional, também é importante ficar de olho em alguns tipos de chá. Os diuréticos, como os de cavalinha ou de hibisco, por exemplo, podem colocar em jogo o efeito da pílula quando consumidos em excesso, isto é, mais ou menos umas cinco xícaras.

Você pode tomar a pílula logo após o café da manhã ou no almoço, por exemplo.