Quanto tempo posso guardar um pneu novo?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Ao contrário do que diz a crença popular, pneus não têm prazo de validade e sua troca é recomendada só após dez anos da produção. Problemas de degradação só ocorrem se os compostos não foram estocados de modo adequado.

A partir do sexto ano o pneu já perde as suas características, a aderência no asfalto vai reduzindo e o pneu não oferece mais a mesma estabilidade, a mesma aderência com o asfalto do que um similar zero ou novo, até seis anos. Nessas condições você pode usar o pneu até, no máximo, 10 anos.

O famoso DOT do pneu. Os quatro últimos números do código sempre apontam a data em que o pneu foi fabricado: os dois primeiros dígitos são a semana e os dois últimos dígitos, o ano.

Se os pneus forem deixados ao ar livre por longos períodos de tempo (um mês ou mais), a sua superfície pode secar e podem aparecer fissuras superficiais. Por conseguinte, recomendamos o seu armazenamento dentro de casa, num ambiente fresco, seco e limpo.

Onde devem ser guardados os pneus ? Guarde os seus pneus num local limpo, ventilado e seco, longe da luz solar direta. Mantenha-os longe de qualquer elemento afiado que possa penetrar a borracha (pontas metálicos, madeira, etc.).

O motorista não deve ser penalizado por estepe vencido
Se o estepe apresentar boas condições, mas já tiver 5 anos ou mais, não há problema.

A vida útil de um pneu depende muito da manutenção e do tipo de uso. Para pneus de carros de performance, aqueles que suportam velocidades acima de 210 km/h, o fabricante recomenda efetuar a troca em 5 anos, já que por causa da velocidade a maior aderência é muito importante.

Dito isso, a duração média dos pneus da Goodyear é de 50 a 60 mil quilômetros, variando obviamente, do modelo.

10 anos

A Michelin garante a durabilidade de pneus novos de até 96.000 quilômetros rodados ou até 10 anos no máximo, a partir da data de fabricação.

O DOT, sigla para "Departament of Transportation", foi criado nos Estados Unidos onde a legislação exige que os fabricantes de pneus forneçam informações padronizadas que sejam permanentemente impressas nas laterais de todos os pneus comercializados no país, como tamanho, largura, validade e ano de fabricação.

O que é o DOT do pneu? DOT é a sigla em inglês para “Departament of Transportation”. É um código alfanumérico impresso nos pneus, composto por 13 números que, na prática, são a carteira de identidade dos pneus. Além da data de validade, o código revela até mesmo quem é a fabricante do pneu.

Sulco é o “x” da questão
Você sabe o que são sulcos de um pneu? São aqueles espaços (canais) localizados no sentido tangencial da banda de rodagem, e que têm como principal função escoar a água para evitar a aquaplanagem. E são justamente esses sulcos a chave de como saber se o pneu já está ficando careca.

O armazenamento adequado de pneus inservíveis deve ocorrer obrigatoriamente no formato de lascas ou picotados. A resolução proíbe o armazenamento de pneus a céu aberto. As empresas destinadoras devem possuir capacidade instalada para armazenamento e licenciamento ambiental com esta finalidade.

Caso o motorista tenha dúvidas entre colocar seus pneus novos na frente ou atrás, o correto para ele é sempre apostar na traseira do carro, priorizando sua segurança.

Andar com o pneu murcho é perigoso tanto para o motorista, quanto para os passageiros do veículo. Isso porque a baixa pressão do pneu afeta a direção do automóvel, principalmente nas curvas e na frenagens. Em curvas, por exemplo, o carro entra de forma lenta e desalinhada, já que há falta de aderência ao solo.

Após passar cinco anos, o composto de borracha começa a perder suas propriedades e fica ressecado. Isso resulta em perda de aderência tanto no seco quanto no molhado.

Devido as constantes mudanças de temperatura como dias quentes, frios e chuvosos, o material que está em contato com o solo sofre algumas alterações fazendo com que as moléculas de ar escapem, isso faz com que a pressão de inflação diminua, portanto, é comum que os pneus acabem murchando.

A causa natural do esvaziamento de um pneu é a permeação, que consiste do processo de passagem de ar através da borracha. Normalmente isso libera de 1 até 3 libras de pressão (PSI) por mês, por isso é importante sempre ter atenção aos pneus e calibrá-los na frequência certa.

Os pneus devem ser estocados verticalmente em prateleiras distantes, no mínimo, a 10cm do solo. Para evitar que se deformem, é aconselhável efetuar rotações uma vez por mês.

A melhor forma de calcular a quantidade de pneus no estoque é através de um sistema de controle. Ao alimentar essa tecnologia com dados sobre compras, tipos, além de entradas e saídas dos itens, você conseguirá dimensionar a quantidade de pneus sem problemas.

Esta fica sempre na banda lateral, depois das letras “DOT”, com quatro dígitos. Os dois primeiros indicam a semana, os outros dois, o ano em que foi produzido.