Quanto tempo posso guardar bacon na geladeira?

Perguntado por: igomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

O bacon em pedacinhos dura mais ou menos seis semanas na geladeira e seis meses no freezer.

Alimentos que estão com a data de validade vencida não devem ser consumidos, mesmo que apresentem um bom aspecto visual. Além de estarem mais propensos à ação de fungos e bactérias, substâncias dos próprios alimentos começam a se modificar, depois deste período, podendo causar intoxicações.

Quando congelo bacon fatiado, normalmente faço grupinhos de três fatias para cada porção e congelo conforme a foto. Congelando dessa maneira, mantendo um espaço entre as porções, o bacon não grudará e você conseguirá retirar somente o que for utilizar.

Bergamo – É possível, sim, congelar linguicinhas, bacon e calabresa, porém, não é muito recomendado. Quando congelamos produtos cárnicos, ocorre a formação de cristais de gelo nas proteínas das carnes, o que pode alterar o sabor do produto.

Fique atento à temperatura
A temperatura ambiente é a ideal para o armazenamento dos alimentos embutidos defumados que ainda não foram abertos, e para os alimentos que já foram abertos, o recomendado é o armazenamento em freezers e câmaras, em temperaturas entre 0ºC e 4ºC.

Pegue um saquinho plástico que é para congelamento. Dobre o excesso do papel em volta do bacon e coloque o pacote no saquinho. Congelar até as fatias ficarem duras e retirar do freezer só quando você precisa delas.

Por mais estranho que pareça, sim, lavar a carne é um erro. Isso acontece porque a água não é eficiente na remoção de bactérias. Pelo contrário, ela ajuda na proliferação desses causadores de doenças. As bactérias se proliferam quando entram em contato com água e proteínas (uma das principais qualidades da carne).

O ideal é deixar seu bacon ao ponto. Isso porque se muito bem passado, substâncias presentes nele (os nitratos) se transformam em nitrosaminas, compostos cancerígenos. Por outro lado, se mal passado, há chance de contaminação por Taenia solium, um parasita que transmite a doença teníase (que causa diarreia e enjoos).

Quando consumida em excesso, a pele de porco faz mal porque é rica em gorduras saturas e insalubres, bem como colesterol.

Apenas no século XVII que o bacon começou a ser sinônimo do que conhecemos atualmente. Ou seja, um pedaço das costas do porco desidratada com sal e depois defumada. Seja dito, que o bacon vem de “back”, na tradução do inglês significa costas.

Você não precisa de óleo para fritar bacon. Isto porque eles já são cheios de gordura e tudo que se deseja é que eles fiquem sequinhos e crocantes depois do preparo.

Alimentos fora da validade que podem ser ingeridos

  • Barra de chocolate. Se a família resistir à tentação e acabar guardando o chocolate por algum tempo após o vencimento, ele ainda poderá ser consumido, mas o quem vai comer deve esperar uma variação em seu sabor original.
  • Café ...
  • Farinha. ...
  • Iogurte. ...
  • Macarrão e arroz.

O ato de congelar e descongelar a carne crua pode alterar muito o sabor da carne, além de que esses alimentos estragam muito mais rápido em temperatura ambiente. Então não se esqueça destes dois conselhos: Acabou de comprar uma peça de carne e não vai usar, congele imediatamente para evitar que estrague.

Derivados do porco como bacon, linguiça e presunto – 1 a 2 meses. Estes alimentos podem proliferar micro-organismos no freezer, por isso o tempo de conservação é limitado.

Cheire o bacon.
A carne deve ter o mesmo cheiro tanto no prato quanto no pacote. Dê uma cheirada no bacon se não tiver certeza de que ele está bom. Caso a carne esteja com cheiro de fresca, isso significa que ela não está estragada. Já se estiver com um cheiro estranho, azedo ou de podre, é porque passou da validade.

3 dias

O presunto, assim como todos os frios, é um alimento que possui um prazo de validade curto. Mesmo se for guardado na geladeira, ele pode durar apenas 3 dias antes de iniciar a formação de bactérias impróprias para consumo.

quatro dias

GELADEIRA: Deixe a linguiça na geladeira por no máximo quatro dias, caso necessário congele.

Coloque a carne em uma vasilha com água e cubos de gelo. Deixe dentro da geladeira por aproximadamente 4 horas. Depois desse período, faça o processo novamente em uma vasilha diferente, também com água e gelo. Repita as etapas a cada 4 ou 8 horas, até que o excesso de sal seja removido.

Bacon, linguiça e presunto (1 a 2 meses)
Devem ser congelados em saquinhos plásticos bem vedados. Esses alimentos favorecem a proliferação de microorganismos, então não podem ficar no freezer por muito tempo.