Quanto tempo posso ficar com o pé na embreagem?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
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De acordo com o supervisor técnico de Automotiva do Senai do Rio de Janeiro, Edilson Caldas, conduzir o veículo com o pé na embreagem pode deixar o carro sem ela, de uma hora para a outra.

A pressa ao tirar o pé da embreagem e já pisar fundo no acelerador também pode prejudicar esse componente do carro. A situação faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. As engrenagens da caixa de câmbio também podem ser prejudicadas, além do disco da própria embreagem. Preste atenção!

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Evite dirigir com o pé sobre o pedal da embreagem
Descansar o pé sobre o pedal poderá causar o desgaste prematuro do sistema.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

Quando paramos em algum semáforo e vamos ficar um bom tempo esperando, alguns tem o hábito de manter o pé pressionando a embreagem. O resultado é que isso pode resultar em desgaste do sistema de embreagem. O conselho é deixar o carro em ponto morto.

Abaixo, selecionamos alguns dos principais pontos que merecem sua atenção na hora de descobrir se a troca de embreagem é realmente necessária:

  • Pedal pesado. ...
  • Dificuldade para subir ladeiras. ...
  • Trepidações. ...
  • Patinação. ...
  • Dificuldade para engatar as marchas.

Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento. Esse desgaste evolui até que o sistema de embreagem quebra.

Acione o acelerador com o pé direito enquanto solta a embreagem. Faça pressão no acelerador e solte a embreagem ao mesmo tempo, mas bem devagar. Você pode relaxar um pouco quando o veículo tremer, indicando que o acelerador consegue segurar o motor ligado.

Se a luz amarela do semáforo acender, diminua a velocidade, reduzindo até a 2ª marcha. Pare e aguarde o semáforo abrir sempre com o carro desengrenado (ponto morto). Engrene a 1ª marcha depois que o sinal verde acender.

É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade. É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

Nas curvas o carro deve andar numa velocidade menor 20 km/hora do que na reta. Pise no freio antes de entrar nela. Fique atento à sinalização da rodovia. Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro.

No seu exame você será reprovado se: cometer uma das faltas eliminatórias; somar mais de 3 pontos em faltas graves (3 pontos), média (2 pontos) e leve (1 ponto).

Usando somente os pedais
Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Na sequência, solte o freio devagar e verifique se o carro permanece parado.

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  5. Aprenda a desenvolver pensamentos positivos. ...
  6. Conte com um profissional da saúde.

A embreagem baixa é a mais indicada para os iniciantes, já que, com ela, como não é necessário subir o pé até encontrar o ponto certo para trocar a marcha ou dar a partida. Essa também é a melhor maneira de dirigir para evitar que o carro morra, e por isso é a preferência em auto-escolas.