Quanto tempo posso ficar com o chuveiro ligado?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

O tempo ideal de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Entenda. Quando o assunto é banho, muita gente pensa logo em ficar debaixo do chuveiro curtindo a água quentinha caindo no corpo, o que é extremamente prazeroso, além de fazer parte da nossa higiene pessoal diária.

Cuidado com a energia!
Dessa forma, na hora de instalar um chuveiro elétrico, os fios responsáveis pela condução da energia ficam expostos, e um dos maiores riscos nesse momento é o choque! Por isso, antes de colocar a mão na massa e retirar o chuveiro antigo, desligue a energia elétrica.

Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.

Pouco volume de água
A baixa quantidade de água pode causar danos ao chuveiro, levando a um aumento na frequência de queima da resistência. Isso ocorre porque a pouca água não é suficiente para resfriar a resistência adequadamente, resultando em superaquecimento e falhas frequentes.

Chuveiro elétrico
* Evite seu uso no horário de maior consumo de energia, ou seja, o horário de pico (18 às 21h), pois este é um dos equipamentos que mais consome energia. * Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição “verão”.

Ou seja, à noite, quando a maioria da população está em casa usando energia, os valores tendem a ser mais altos. Portanto, um banho, por exemplo, será mais caro às 20h30 do que às 16h. Dessa forma, você pode adaptar seu consumo de energia aos horários mais baratos, para conseguir uma maior economia.

Mudar a chave seletora do chuveiro (inverno/verão) com ele ligado, pode causar uma corrente elétrica elevada, aumentando as chances de faíscas e aquecimento do material.

Isto ocorre porque há o compartilhamento do circuito, isto é, os aparelhos estão no mesmo circuito e a soma das correntes destes aparelhos é maior do que a capacidade do disjuntor fazendo este desarmar.

Causa mais comum: A potência do chuveiro é maior do que a fiação (espessura) aguenta. Para evitar que os fios aqueçam e entrem em curto-circuito, o disjuntor desarma. Na verdade, o disjuntor cai e interrompe a corrente elétrica como um recurso de segurança para evitar super aquecimento, que pode provocar um incêndio.

Um temporizador pode ser acoplado ao chuveiro para controlar o tempo do banho quente, interrompendo o aquecimento após o tempo programado. O dispositivo opera como um cronômetro, geralmente com períodos entre 3 e 15 minutos – que são definidos antes do início do banho.

Os disjuntores possuem três funções: manobra, proteção contra curto-circuito e contra sobrecarga. Quando um disjuntor desarma com o chuveiro ligado, é a proteção térmica que atua devido a sobrecarga no circuito. Isso não só no caso dos chuveiros, mas de qualquer outro circuito estiver sobrecarregado.

Isso ocorre porque o circuito elétrico que liga o chuveiro ao banheiro está invertido. Ao ligar o chuveiro, a corrente elétrica que passa pelo circuito é interrompida. A interrupção da corrente elétrica faz com que o campo magnético que está atraído pelo ímã do chuveiro seja repelido.

Prazo para o corte de energia
Como falamos, caso haja uma conta de luz em atraso, a empresa deve avisar ao consumidor 15 dias antes do corte. Portanto, esse é o prazo mínimo para cortar a energia. Porém, o corte só pode ser feito em um prazo máximo de 90 dias após o vencimento da conta de luz.

Cheiro de queimado na fiação
Por isso, se sentir um cheiro de plástico queimado sem motivo aparente enquanto algum equipamento estiver conectado na tomada, é hora de chamar um profissional, pois isso pode ser um sinal de um curto-circuito. Fio e cabos escurecidos ou derretidos são sinais de curto-circuito.

Confira os sinais de que um curto-circuito pode acontecer

  • disjuntores que desarmam com frequência;
  • lâmpadas que queimam rápido demais;
  • tomadas manchadas na cor preta;
  • queda constante de energia;
  • cheiro forte de queimado;
  • aumento da conta de luz.

Portanto, alguns sinais são importantes na hora de identificar a presença de um curto-circuito, como:

  1. Disjuntores que desarmam constantemente.
  2. Cheiro forte de queimado.
  3. Tomadas manchadas na cor preta.
  4. Lâmpadas que queimam rápido demais.
  5. Queda constante de energia.
  6. Aumento da conta de luz.

Abaixo, confira algumas dicas para evitar que a resistência do chuveiro queime.

  1. Mantenha desligado na troca de temperatura. ...
  2. Verifique a tubulação. ...
  3. Atenção ao fluxo de água. ...
  4. Banhos longos. ...
  5. Verifique a fabricação do material. ...
  6. Materiais elétricos na Trindan!

Resumidamente, o chuveiro com resistência blindada ou ducha blindada oferece mais segurança e durabilidade. A proteção da resistência evita a oxidação, impedindo que ela queime facilmente, e também diminui as chances de choques elétricos.

Pressão muito alta
Se ela for muito alta, isso pode fazer com que a resistência não consiga aquecer a água, uma vez que esta não fica tempo suficiente na câmara do chuveiro. Dessa forma, a resistência não consegue fazer seu trabalho de maneira correta, fazendo com que a água fique no máximo morna.

Qual horário a energia é mais barata? Seguindo as normas da Tarifa Branca, a cobrança pela energia elétrica costuma ser menor durante os horários em que há menor consumo. Por isso, o ideal é mudar alguns hábitos, utilizando mais os eletrodomésticos no período entre 0h e 19h.